10 de abril de 2009

Derrapagem das Festas do Bodo

Narciso Mota e João Vila Verde asseguraram que as Festas do Bodo de 2008 se pagariam. Quando apresentaram as contas assumiram um prejuízo de 99.000 €. Muita gente achou excessivo. Eu não.
Às vezes sou acusado de ser excessivo nas críticas, neste caso falhei por defeito. Disse na AM, e escrevi aqui, que o prejuízo era mais do dobro do apurado. Foi mais do triplo!!!

19 comentários:

  1. Uma correcção apenas. O prejuizo anunciado depois das festas foi de 119 mil euros e não 99 mil. Isto é apenas um pormenor que não tem interesse nenhum para o caso.
    Nas contas agora apresentadas continuam a faltar algumas coisas o que tornaria o prejuízo ainda maior. Estas são apenas as contas da Pombal Viva, faltam as da câmara.A NM não resta outro remédio que não seja demitir JVV. Nem que seja por ocultar este défice e continuar a gastar balúrdios em festas da treta e nos espectáculos do café-concerto para a sua trupe de amigos. Já não há pachorra...

    ResponderEliminar
  2. A Narciso Mota não lhe resta outra coisa se não demitir-se face a tal incompetencia. O esbanjamento de dinheiros publicos desta forma não podem ter outra consequencia!.

    ResponderEliminar
  3. O João Vila Verde só fez o que o padrinho mandou, o principal responsavel é o padrinho Narciso; seu incompetente... vai ficar conhecido como o presidente da camara que premitiu o maior esbanjamento de dinheiros publicos de pombal. É uma vergonha.

    ResponderEliminar
  4. Amigos e companheiros, boa noite.
    Temos, no concelho, três Festas do Bodo (Bodo para todos os que querem participar nas centenárias Festas em Pombal, no último fim de semana de Julho. Bodo de Abiul, no primeiro fim de semana de Agosto, com tourada, e o Bodo das Castanhas, em Vermoil, coincidente com a apresentação do Orçamento de Estado na Assembleia da República), e mais não sei quantas festas, um pouco por todo o concelho.
    Festas religiosas, festas a favor de IPSS, festas a favor de associações e festas pagãs, muitas vezes a favor de não sabemos quêm.
    Todas elas têm um denominador comum: Angariar fundos.
    A excepção à regra é o Bodo de Pombal que pretende levar o nome "Pombal" longe, muito longe:
    PROMOVER POMBAL!
    E isso custa dinheiro.
    É legítimo questionarmos o custo/benefício.
    Todavia é de difícil quantificação.
    Aos velhos (novos) do Restelo quero lembrar-lhes que quêm tornou francas as entradas nas Festas do Bodo foi o Dr. Armindo Lopes Carolino, em 1992, então mui digno Presidente da Câmara Municipal de Pombal.
    No ano passado algumas actividades foram taxadas, pela primeira vez, desde então.
    Agora a questão que se coloca é muito simples: Queremos, ou não, as Festas do Bodo grandiosas e a promover POMBAL ou, por alternativa, queremos festas miserabilistas como aquelas que se realizavam nos finais de 1950, em que o meu ora sogro (Albertino Lopes Guapo, de Albergaria) tinha que emprestar, à Câmara ou às associações que organizavam as Festas do Bodo, as suas cadeiras para, no jardim, se assistir aos espectáculos numa escala de Primeira, Segunda e Terceira, como acontecia nos combóios?
    Estou disponível para debatermos esta questão, dos bons, velhos tempos.
    Que quêm se lembra, ainda, disto que lance a primeira pedra.
    Apesar de custar ao erário público muito dinheiro entendo que o Engº Narciso Mota está no bom caminho e que deve continuar a promover Pombal além fronteiras, não como um custo, mas como um investimento.
    Só quem não esteve na apresentação das Festas do Bodo 2009 é que pode pensar de outra forma.
    Força, Engº Narciso. Estás no bom caminho: PROMOVER POMBAL!

    ResponderEliminar
  5. quanto foi a factura da quilate no bodo 2008?
    uma pergunta concreta que merece uma resposta igual.
    aguardo.

    ResponderEliminar
  6. Engenheiro Rodrigues Marques,

    É verdade que o Bodo é um investimento e não um custo, sempre defendi isso e não vou deixar de defender agora. A verdade é que promoveu Pombal, promoveu as marcas pombalenses e mexeu com a economia. Nem coloco a hipótese de se voltar atrás nesta evolução que o Bodo sofreu. A verdade é que há municípios que gastam bem mais para se promoverem.
    A questão aqui é apenas e só a disparidade de valores apresentados na altura e os que surgem agora. É uma falta de transparência muito grande...

    ResponderEliminar
  7. Engº Marques, menos...
    Também eu acho que promover Pombal e trazer gente custa investimento. De acordo com o princípio. Mas não é bem disso que estamos a falar. Há - ou deveria haver - limites para o regabofe. Não me parece justo que hipotequemos um mínimo de qualidade de vida por causa de três ou quatro dias de festa. Nem tão pouco que a coberto da tal "promoção" alimentemos meia dúzia de personagens, numa fogueira de vaidades que goza com a cara de quem pava isto tudo: o povo. O tal "povo de Pombal" de que fala o engº Narciso nos discursos.
    Nisto, passam os anos com o teatro-cine ao estilo barriga de aluguer, sem programação contínua. Nem um palmo de verde para os miúdos correrem.
    E sim, eu lembro-me do Bodo antes de 92. E do Jardim vazio, e da exposição, do agro, disso tudo. Mas as escolhas do povo fizeram-se. E então, vale tudo? Creio que não.

    ResponderEliminar
  8. Não Rodrigues Marques, aquilo que aqui está em causa é a incompetencia de quem hipoteticamente, (sim pois após aquilo que se passou acho que o concelho está a ser desgorvernado) governa o concelho.

    ResponderEliminar
  9. Deixemos de demagogia!
    Festas a qualquer preço, nunca!
    Dignificar Pombal, não se faz, esbanjando dinheiro, que ninguém sabe onde e como foi gasto!
    Sou do PSD, e acima de tudo Pombalense. Sempre estive ao lado dos companheiros que exercem o poder em Pombal, mas não me peçam para "branquiar" uma situação a todos os titulos condenável.
    Quem gere dinheiros públicos, têm que os saber gerir e, deve ser responsabilizado pelos seus actos.
    R.S.

    ResponderEliminar
  10. Isso sem dúvida alguma. Mas o maior problema aqui nem é o montante. É o que foi escondido. Claro que o montante é escandaloso e aumenta o prejuízo comparativamente a anos anteriores. Mas mais grave é que só se tenha sabido isto agora...

    ResponderEliminar
  11. Entao sr.Rodrigues Marques quanto foi a factura do bodo 2008.

    ResponderEliminar
  12. Ao Eng. Rodrigues Marques:
    Vamos então PROMOVER Pombal, mas ao longo de todo o ano, está bem!
    Vamos fazer um plano de Comunicação/Marketing para promoção do Município e gastar metade (basta metade) do valor gasto na promoção do Bodo 2008, que durou apenas meia dúzia de dias para amigos (os tais amigos e barões que fala o Eng. Narciso Mota).
    Caso contrário, defendo então, como diz, que se façam as festas como nos anos 50 (do tempo do seu ora sogro!).
    Depois, não venha recordar que foi o Dr. Armindo Lopes Carolino que aboliu as entradas pagas no Bodo. Já lá vão muitos aninhos... e, veja, só em 2008 é que houve entradas pagas. Mas em 2009 já não vão haver. Haja coerência no seu pensamento.
    Fica-lhe bem ter vestido a camisola laranja do PSD e defender a continuidade do Eng. Narciso Mota. Mas diga lá o que pensa desta gestão da Pombal Viva? É isso que está em causa, amigo.

    o.

    ResponderEliminar
  13. quanto a quilate facturou á pombalviva no bodo 2008? responda sr. eng.
    tanta rapidez para umas respostas e tão pouca para outras. é só um número.

    ResponderEliminar
  14. Amigo, anónimo, bom dia.

    As contas da Pombalviva foram aprovadas na última reunião de Câmara.
    Todos esses números lá estão.
    Peça a um dos Vereadores que lhe faculte os documentos e vai ver quanto a Quilate e as outras empresas facturaram.
    Pensamentos pequeninos, para gente pequenina.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Caro anónimo, este ano há entradas pagas, mas apenas no estádio. E não é falta de coerência, é um ajuste e o Bodo 2008 sempre foi assumido como um teste...

    ResponderEliminar
  16. Diz o engº Rodrigues Marques: "O engº Narciso Mota está no bom caminho". Isto acerca do "Promover Pombal". Digo eu: claro que está no bom caminho: ele é a ETAP,as festas do bodo, eu sei lá o diabo a sério. Tanta incompetência é de bradar aos céus..Há uma coisa que eu sei: POMBAL ESTÁ ENTREGUE ÀS MÃOS DE SALTEADORES!

    ResponderEliminar
  17. Amigo e companheiro anónimo, boa tarde.
    Lá voltamos à mesma: Liberdade com Responsabilidade.
    O último salteador que salteava, da nossa região, foi o Carvalhito, preso na Estação da CP de Albergaria nos meados do século passado.
    Sabia disto? É claro que não sabia. E é claro, também, que não sabe o significado de salteador.
    Mas pretende atingir quem trabalha para si, quem lhe melhora a sua qualidade de vida e quem lhe proporciona melhores condições de cidadania, apesar de não saber o que isso é.
    Quêm lê os jornais, livros ou revistas, ou consulta outros sítios da internet, sabe que a Câmara de Pombal está muito abaixo da sua capacidade de endividamento, que cumpre com os fornecedores e empreiteiros, em prazos de pagamento como nenhuma outra Câmara, da região, faz. Faz obra como nenhuma outra Câmara da região faz e o diabo a sete.
    O Engº Narciso Mota gere as finanças da Câmara com uma mestria invejável, mesmo para os seus colegas de outras autarquias.
    A santa ignorância não é desculpa para se cumprirem os deveres de cidadania. Ou entende que só tem direitos?
    Fico triste por haver munícipes que não têm as mínimas, quando há, em Pombal, três CNOs onde essa lacuna pode ser ultrapassada.
    Reflita sobre isto e cultive-se.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Que mestria! No caso da Pombal Viva tambem existia grande mestria, mas para enganar o zé povinho. Rodrigues Marques tenha paciencia!você sabe muito bem como é que o Narciso (des)governa a Camara, não ajude a coisa a afundar mais!. Pombal agradece e recompensa.

    ResponderEliminar
  19. "Força, Engº Narciso. Estás no bom caminho: PROMOVER POMBAL!"

    Este comentário é lindo!!! Digno dum fiel seguidor do regime (que é!), tenta defender algo que está há vista de todos, este belo "fartar vilanagem".

    O ditado é velho, "com papas e bolos (bodos) se enganam os tolos"...siga o processo façam lá tudo à vossa vontade, nas eleições metam-nos lá de novo sem questão alguma pois estamos perante um modelo de gestão de dinheiros públicos exemplar...sim senhor!!!

    3 milhões pró Castelo, 300 mil pró Bodo 2008... tá certo, uns simples(?) descalcificadores nos tanques de abastecimento da cidade e concelho é que népia, nem vê-los, o povo que pague o que a água estraga por culpa de quem é casm(b)urro...

    O povo esquece depressa, mas vota cada vez menos, e porquê? Porque está na altura das mães destes senhores politiqueiros do burgo se candidatarem, pois os filhos (vocês sabem bem de quem!) já lá estão!!!

    Vivó Narsas, vivó lacaios, e (pombal)viva tudo isto!!!

    Um ninja!!!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.