4 de abril de 2009

O último grande Herói


Não posso deixar passar esta data em claro: decorrem hoje 17 anos sobre a morte de um homem a quem devemos, mais do que a nossa Liberdade, um exemplo a seguir em termos de dedicação, coragem e abnegação. Fez o que sentiu que devia fazer e retirou-se, apenas para ser esquecido e maltratado por um país ingrato que condecorou PIDEs enquanto o deixou abandonado na doença. Mas é certo que nunca lhe tirou a dignidade que, ainda hoje, envergonha alguns e inspira muitos outros. A Salgueiro Maia, a minha homenagem pessoal por, no momento certo, não ter virado as costas à História.

13 comentários:

  1. UM HEROI PARA O OLIMPO DE TODAS AS PATRIAS

    Para mim, Salgueiro Maia, à sua medida, é como PROMETEU o Herói mais significante da nossa cultura. Sendo Titã filho de Deuses, soube sempre o seu destino, não se curvou, enfrentou-o, não por ele, mas por todos os Homens.
    “(…)
    Prometeu:
    Eu vos invoco, ó ar divino, ó ventos de asas velozes, ó nascentes dos Raios! Eu te invoco ó Terra mãe de tudo! Eu te invoco, olho omnividente do Sol! Olhai que padecimentos um deus recebe dos deuses. Vede os ultrajes que me atingirão por infinitos tempos. O novo senhor do Olimpo inventou para mim estas aviltantes cadeias. Ah!, choro as desgraças presentes e as que hão-de vir … se porventura chegar o fim dos tormentos. Mas que estou a dizer? Nítido, diante dos meus olhos , vejo todo o futuro: Nenhum mal irá colher-me de surpresa. Tenho de suportar docilmente o meu destino, pois reconheço a inelutável força da Necessidade. Não posso calar nem deixar de calar as minhas penas. Infeliz de mim que por um dono feito aos humanos mortais, me debato no meio destas torturas [...]. Num ramo seco, furtivamente levei a nascente do fogo, mestra de todas as artes, maravilhoso dom para o homem (..)”. In Ésquilo PROMETEU AGRILHOADO, Clássicos Império, pag. 23
    A vivência de Pombal deve ter dado algum contributo.Salgueiro Maia é o nosso Herói Arquetípico, que recuperou para o seu povo a LIBERDADE e a DIGNIDADE que lhe estavam cerceadas e a nunca quis o peso dos Louros. Um Prometeu Agrilhoado do Século XX, que se dispôs ao sacrifício dos bens e da família e da própria para que pudéssemos aceder “à nascente do fogo”, essa fonte da sabedoria que voltou a dar a cada um de nós e ao nosso povo a Liberdade de pensar de agir e de escolha de um Destino. Ele não foi agrilhoado, não foi isolado num penhasco, nem viu os olhos comidos pelos corvos, mas padeceu por alguma ingratidão e tombou atraiçoado precocemente pela doença. Se em vida não o soubemos fazer, que ao menos na morte não sejamos avaros em agradecer e recordar. Mais por nós, do que por ele
    Honremos Salgueiro Maia!
    Viva Salgueiro Maia!
    Vivamos sempre a Liberdade!

    Bem-haja por lembrar Melo Alvim

    J.F.

    ResponderEliminar
  2. E mais, Alvim, por não ter tirado proveito da história, como, alías, tu salientas. Há poucos portugueses que mereçam tanto uma homenagem.

    ResponderEliminar
  3. Em 35 anos a Revolução envelheceu imenso. Está irreconhecível! Salgueiro Maia já cá não está para ver a inutilidade do seu esforço:fizeram dele o idiota útil da Revolução... Devíamos ter vergonha de falar dos heróis do 25 de Abril! Todos foram traídos! Os outros, não foram heróis , apenas "arrivistas"!

    ResponderEliminar
  4. tive a srte de ser comandado por ele em Pete na guiné nos anos 72-74 e tenho pena que o PS e Mário Soares o tive-se despresado tanto

    ResponderEliminar
  5. O PS costuma fazer isso a quem trabalha e é honesto!...........
    Um Pombalense

    ResponderEliminar
  6. Se Salgueiro Maia fosse vivo estaria hoje a militar no PS. É o que eu acho. Herói? Sim. Fisicamente. Herói foi o povo ! Deixem-se de tretas. EStá morto, logo é herói.,

    ResponderEliminar
  7. Deixa-me rir. Deve ser a piada do mês ou do ano, quem sabe?
    Um Pombalense

    ResponderEliminar
  8. A coisa aqui está mais laranja Carregado!

    ResponderEliminar
  9. Eu sei que a curiosidade matou o gato! Mas os meus amigos blogueiros não acham curioso haver mais anónimos que pessoas entre os comentadores?
    Há-de haver uma razão e, se calhar, nem está longe do Cardal!

    ResponderEliminar
  10. Que belo comentário...
    Não viesse ele do sr. anónimo professor

    ResponderEliminar
  11. Não é anónimo é MAIA DE CARVALHO, PROFESSOR, BASTA CLICAR em PROFESSOR. MÀS LÍNGUAS!

    ResponderEliminar
  12. Acho piada anónimos, criticarem anónimos, por essa razão.
    Linda democracia, esta!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.