27 de abril de 2009

Política "sobe" ao altar...

A cerimónia da canonização de D. Nuno Álvares Pereira teve ontem (domingo) lugar em Roma. Natural, portanto, que a subida aos altares de um português, agora sob a designação de S. Nuno de Santa Maria, tenha sido objecto de dissertação nas homilias das missas nas igrejas do nosso país, para enaltecer a sua figura humanista (e de Homem Bom) que, para além de militar distinto, se destacou pelas suas preocupações em defesa dos mais pobres, colocando-se muitas vezes contra a nobreza (que combateu).
Isso, porém, não deveria ser motivo para, uma vez mais, a despropósito, “levar” a política ao altar. Como terá acontecido em Pombal.
Aproveitar a oportunidade para, a pretexto do elogio ao novo santo, dizer que Nuno de Santa Maria foi um governante (o que é falso) que deu tudo o que tinha aos pobres (na verdade despojou-se de todos os seus bens; mas distribuiu-os pelos seus descendentes, pelos seus soldados e pelos mais necessitados, assim irritando os nobres) e que baixou os impostos (pura mentira), o que não acontece agora, é entrar por uma via que supunha ultrapassada.
Espero que este tipo de homilias não venha a ter seguidores e que o pároco de Pombal não aproveite a época que aí vem, com três actos eleitorais, para seguir o exemplo daquele outro (neste mesmo concelho) que num passado não muito distante, do alto do altar, aconselhava os seus fiéis, a terem cuidado com o voto, lembrando que “a rosa tem espinhos, o punho fechado magoa e que era preciso votar em quem nos indica o caminho do céu”, numa clara alusão aos símbolos dos partidos...

Alfredo A. Faustino

4 comentários:

  1. Excelencia

    Estive uns dias em Vimieiro, Santa Comba Dão. É um local aprazível e de bom encanto. V.ª Ex.ª vai ter de um dia por lá passar. Encontrei um ambiente de grande inquietação, eles lá, não conseguem ou não sabem como lidar com as gentes da imprensa, o nosso homem é um jovem mas muito defensor do regime e do partido, trocámos algumas palavras mas eu acabei por lhe dizer que daqui não podia-mos mandar ninguém.
    O momento solene da inauguração da praça que homenageia o nosso mentor ideológico, foi de grande beleza sentimental. Creia que o representei como convinha.
    Muito gostei do discurso que V.ª Ex.ª proferiu no sábado. Já se sabia que no local estariam só amigos e estes não precisavam de ser convencidos. O entusiasmo deles vai transmitir-se a outros. Veja se insiste por discursos acessíveis aos ouvintes. Do de sábado não devem ter perdido uma palavra.
    Encontrei algum reboliço com esses que vão atirando desconsolos. Ainda falam das contas do nosso rapaz da Pombal Viva o que fazer. Não se preocupe. Falei com o Fernando Gouveia. Diz ele que o Rosa estará por aí durante a semana. De resto está tudo como desejamos, o tal de Malho já não vai ao 2000, da Moita do Boi como lhe prometi fez-se silencio, estamos preparados para a consulta ao povo e tudo vai correr bem, só uma duvida, V.ª Ex.ª deseja que fiquem sete dos nossos ou permitimos que um ou talvez dois dos inconformados entrem?
    Diga-me alguma coisa que julgue útil.
    Admirador muito atento e grato.

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo Nobre Povo,
    Estou em crer que os inconformados ainda podem alimentar esperanças. Foi o que ouvi na devota Moita do Boi, onde, como sabe, sua Excelência tem ramificaçõs fortes. E cimentadas.
    Espero que as águas lhe tenham feito bem à pele.

    ResponderEliminar
  3. Oh Nobre Povo, desculpe-me mas devo andar com graves falhas de memória. Li e reli o seu comentário e não consigo fazer a ligação entre o que diz e o texto sobre a homilia do pároco de Pombal. Descodifique o comentário para que a minha fraca inteligência possa entender.
    Admirador, muito atento e grato.

    ResponderEliminar
  4. Estou de acordo. A política não devia subir ao altar. Mas a verdade é que vai subindo. E, curioso, é que não vejo que isso preocupe os pombalenses. Este post, pelo menos, isso revela...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.