23 de setembro de 2009

A CERCIPOM DESCENTRALIZA

A Cercipom de Pombal, na minha modesta opinião, é uma das instituições do nosso concelho com maior prestígio. A actual direcção presidida pelo Senhor Manuel Santos irá descentralizar os serviços com a criação de um centro de actividades ocupacionais e um lar residencial na freguesia da Guia. Segundo as notícias, tal iniciativa pressupõe um investimento de 1,065 milhões de euros. A Câmara Municipal irá ceder o terreno e apoiará a construção. Muito bem. Eis um exemplo, em que os dinheiros públicos/municipais são bem utilizados. Pena é que, muitas centenas de milhar de euros, anualmente, sejam desperdiçados em subsidiar associações recreativas sem qualquer actividade de relevo, sem qualquer critério, casuisticamente, sem lei nem roque.

18 comentários:

  1. Ora aqui esta um bom exemplo para a nossa Camara Municipal. Descentralizar para tornar o concelho mais homogéneo, mais justo e mais solidário.
    Ja agora a titulo de curiosidade o que nos diz o nome do nosso actual Presidente.

    Narciso
    Origem Grega
    Significado: Significa 'o que adormece'. Narciso, um belo rapaz que se apaixonou pela própria imagem reflectida na água. Daí a expressão 'narcisismo'.

    ResponderEliminar
  2. Uma óptima notícia! Este projecto permitirá que as acções da Cercipom chegem a um maior número de pessoas e contribui para continuar a integrar e a ocupar com actividades enriquecedoras pessoas com necessidades especiais.
    Pena que só daqui a mais de dois anos as obras estejam concluidas.

    Caro Roque, esta definição não se aplica ao Eng. Narciso Mota principalmente na parte "um belo rapaz que se apaixonou pela própria imagem reflectida na água". O Engenheiro não gosta de homens, e veio a público dizer que os homens que gostam de homens estão doentes...e que eu saiba o nosso presidente está de boa saúde. Ou não?

    ResponderEliminar
  3. A CERCIPOM é motivo para animar a malta. Ainda bem. Ajuda a quebrar como desânimo.

    Paula Sofia o rei será o Narciso! O roque será o António?

    É que, pelas fotografia s ele e o Rodrigues Marques – como a JA, mais avalisada do que eu, poderá confirmar - estão tão garbosos e bem aperaltados que temo não haverá eleitora que lhes resista. Porém, depois de tantas trocas de mimos, espero que não tenham o mesmo destino de “Narciso” e do “ Eco”. Prevenindo, talvez fosse aconselhável que, durante uns tempos, eles não andarem com armas brancas e terem cuidado com os espelhos e com os poços. Por vezes tenta-se o destino e elas acontecem.

    Tão ao gosto de ambos, segue José Régio com o seu

    Narciso

    Dentro de mim me quis eu ver. Tremia,
    Dobrado em dois sobre o meu próprio poço...
    Ah, que terrível face e que arcabouço
    Este meu corpo lânguido escondia!

    Ó boca tumular, cerrada e fria,
    Cujo silêncio esfíngico bem ouço!
    Ó lindos olhos sôfregos, de moço,
    Numa fronte a suar melancolia!

    Assim me desejei nestas imagens.
    Meus poemas requintados e selvagens,
    O meu Desejo os sulca de vermelho:

    Que eu vivo à espera dessa noite estranha,
    Noite de amor em que me goze e tenha,
    ...Lá no fundo do poço em que me espelho!

    JA, estava a pensar em si, vi agora que se antecipou. Todavia não tenha assim tanta certeza em relação ao NARCISO. Na mitologia grega existem versões: uma em que a razão do seu desditoso destino foram as mulheres feridas pelo seu desdém se vingaram, e outra, que terá sido um rapaz (Efebo) que achou tão belo como ele, por quem se apaixonou, cuja imagem deformada pelo reflexo da água julgou ver ao debruçar-se sobre o poço e, de tanto o querer beijar acabou por cair.
    Diz, ainda, o povo na sua sabedoria: quem muito desdenha quer comprar! Por isso, nunca dizer que dessa água não se beberá. Pois de uma maneira ou de outra - no mito - foi essa água o fio comum à historia.

    Diga lá, os moços esmeraram-se ou não?


    Abraços,

    ResponderEliminar
  4. Camarada Adelino Leitão, boa noite.
    Eu que, neste descanso do guerreiro e não do guerrilheiro - esse foi a banhos - estava preparado mentalmente (disse-to de viva voz) para te fazer um comentário de agrado relativamente ao teu post anterior fico desasado por trazeres à liça a CERCIPOM.
    Não se faz, nem podes fazer o paralelo com uma qualquer associação, por muito que esta faça em prol da comunidade.
    Já visitas-te a CERCIPOM?
    Já visitas-te as oficinas da CERCIPOM?
    Já visitas-te o Lar da CERCIPOM?
    Não faças esse caminho!
    Abraço, desasado.

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge Ferreira
    A avaliação que faço das pessoas não passa pelos gostos em termos de indumentária.
    De qualquer modo é verdade que estes senhores andam todos muito aperaltados, sinal de que a imagem conta muito.
    De fato e gravatinha, quase todos os homens parecem bem, na minha modesta opinião, e antigamente era sinal de algum poder e estatuto social, mas actualmente qualquer pessoa usa esse tipo de trajes, inclusive burlões.
    Mas está muito na moda um estilo mais informal para haver maior aproximação ao eleitorado.
    Neste caso, só é pena eu não o poder avaliar a si...que tal vestir uma bela fatiota e presentear-nos como uma foto para fazer concorrência?

    ResponderEliminar
  6. CRECIPOM? Não. CERCIPOM! Deslexia teclar, eis o meu erro. Desculpem. Será grave?

    ResponderEliminar
  7. Não muda muito, por isso não deve ser grave: Cooperativa para a Reabilitação e Educação de Crianças Inadaptadas de Pombal

    ResponderEliminar
  8. Rodrigues Marques, meu caro,
    não percebeste nada do que eu postei. CERCIPOM sempre! Não visitei, mas sei! Sei que a CERCIPOM é uma das instituições da nossa terra que deve merecer todo o apoio. Náo posso comparar a CERCIPOM com outras associações ou colectividades porquê? Por ser uma referência do bom caminho ? Ou queres dizer que a CERCIPOM é a pior, aquela que não deve servir de exemplo? Ou seja, não compreendi!!!

    ResponderEliminar
  9. JA,

    Seguramente está a par do “Narciso” e do “Amantis”. É só mais uma versão do mito. O Salazar costumava dizer “em política o que parece é”. Ao contrário, quem sabe, pode dizer-se fora da política “nem sempre o que parece é”.

    Realmente, confesso, situações há em que prefiro a avaliação sem indumentária. No caso, continuaria a concordar consigo, acrescentando: Não..., mas também.

    Por mim, com este tamanho não caberia na fotografia, as senhoras deixariam de vir ao Farpas e bloquearia o sistema. Não há roupa que me salve. Razão porque prefiro a humanidade de um encontro e de num fitar de olhos. Estarei aí de 2 a 5 de Outubro. Se houver oportunidade terei todo o gosto em abraçá-la e, se me permitir, sentir o gosto dos seus olhos, mesmo em traje informal e de passeio. Caso as circunstâncias não o aconselhem, ou, porventura, o não permitam, levarei o melhor fato e a melhor gravata e trocaremos um fraterno aperto de mão, não vamos arriscar com a gripe. De um modo, ou de outro, não terá importância, pois , como disse, não repara.

    Apesar do meu recato e acanho, poderia, por uma vez na vida, ousar ser temerário e pedir-lhe (já)o telefone. Por uma vez me senti tentado, mas a sensatez, fez-me pensar que me ficaria mal, além de haver sempre o risco de o Farpas perder a reputação de casa séria e de cair nas bocas do mundo. Deste modo um “chaperon” como a P. Sofia e o A. Leitão, poderá ter a generosidade de nos proporcionar e acompanhar no primeiro encontro. Compreenda, um cavalheiro como pretendo ser, ainda que sonhe ser ousado, conforma-se em a realidade ser o que é.

    Até lá, abraços

    ResponderEliminar
  10. Caro Amigo Jorge, vai estar em Pombal na verdadeira estação quente? conto beber uma ou duas imperiais consigo em Pombal. Contacte-me

    ResponderEliminar
  11. Jorge,
    Vou no dia 3 para os teus Algarves, pelo que andamos desencontrados rodoviariamente (e só, que noutros desencontros não somos tão evidentes). Mas resta o 2 à noite para um copo e uns discos. É só ligar!
    Quanto ao teu acanhamento e recato na forma como abordas a menina JA (também eles muito bem disfarçados, note-se), julgo que faríamos um favor a todos (a ti, à menina JA e a mim próprio) se a convidássemos para a tal "ingestão de líquidos". Tu liga-me, que eu farei a minha parte ligando à menina JA.
    Por falar nisso, menina JA... a propósito de uma conversa que tivemos há algum tempo, incito-te a uma pequena correcção ortográfica num dos comentários aqui colocados. Mas com os nomes técnicos da incorrecção, que foi também com eles que falámos nessa ocasião. Se acertares, não pagas a bebida!

    ResponderEliminar
  12. Boa Gabriel, pensei que tinha sido eu a cometer o erro mas afinal...por isso cá vai, tendo em conta a tua explicação:
    Quando o Eng. Rodrigues Marques escreve “visitas-te” está a cometer um erro muito comum.
    Este consistiu na transformação do verbo “visitar” na segunda pessoa do singular do Pretérito Perfeito do Modo Indicativo (visitaste) num verbo reflexo que não existe (visitas-te), e que se for bem interpretado nos dará a ideia de que o camarada Adelino Leitão se visitou a si próprio.

    ResponderEliminar
  13. Quanto à questão da "ingestão de liquidos", havemos de conseguir efectivar a proposta.
    Respeitante a contactos, deixo sempre à disposição o meu e-mail: ja.pombal@gmail.com, embora qualquer contacto possa também ser realizado através do meu agente oficial, Nuno Gabriel Oliveira.
    Não se preocupe com a indumentária, tu também não me preocuparei.
    Já agora, sentir qualquer tipo de tentação ou desejo de ousadia em relação a alguém que não se conhecesse remete para algo muito forte...será que há transferência directa de energias através do farpas? :D

    ResponderEliminar
  14. É isso mesmo, JA.
    O eng.º Rodrigues Marques andava distraído com a camapanha, e as escutas, e tal.. e deixou passar essa!

    ResponderEliminar
  15. Menina JA (obrigado camarada Nuno Gabriel), boa noite.
    Agradeço-lhe a correcção e peço-lhe que me releve a falta que cometi.
    Não devia ter acontecido mas… aconteceu.
    Camarada Adelino Leitão… depois falamos… falamos depois da festa onde vou amanhã à noite.
    Até lá… Abraços.

    ResponderEliminar
  16. Camarada Adelino Leitão, boa noite.
    Acabei por não ir à festa já que esta está a decorrer em casa do vizinho e como a casamentos e a baptizados não vás sem seres convidado não fui.
    Fica para daqui a quinze dias.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Caro Rodrigues Marques, apenas o corrigi com o intuito de beber um copo à borla. Até porque é um erro que eu também já cometi algumas vezes, mas creio que com um bocadinho de atenção não se repetirá.
    Como detesto errar, aceito que qualquer erro de escrita que seja detectado nos meus comentários também seja identificado e explicado.
    Saudações!

    ResponderEliminar
  18. Menina JA, boa noite.
    Soe dizer-se que só não erra quem nada faz.
    Nunca tenho dúvidas e raramente me engano.
    Amanhã veremos.
    Abraço.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.