24 de setembro de 2009

A questão da esquerda

No Domingo o PS vai ganhar as eleições sem maioria absoluta. Este resultado, que vai de encontro ao cenário mais comum nos restantes países europeus (as maiorias absolutas são um fenómemo quase tipicamente português), é óptimo. Não é que eu grame o Sócrates ou considere o PS substancialmente diferente do PSD. A questão é que este resultado obriga o PS a olhar para a esquerda.

Durante a campanha extremaram-se posições, o que é normal. Mas, se os partidos políticos tiverem sentido de responsabilidade, como espero, terão que saber interpretar o sentido do nosso voto: queremos um governo do PS que consiga entender-se com os partidos à sua esquerda.

Mas o desafio não é só para o PS; é também para a CDU e para o Bloco. Quanto a mim, este é talvez o maior desafio político, stricto sensu, que se coloca à esquerda portuguesa desde a nossa adesão à Europa.

12 comentários:

  1. Para o nosso bem comum, acho bem que se entendam porque senão o Ti Cavaco fica á espreita e é o cabo dos trabalhos tir que ir as urnas outra vez daqui a uns tempos.

    ResponderEliminar
  2. Nas últimas sondagens, apresenta-se um facto novo: PS (100 deputados) consegue maioria com o BE (22), mas não a consegue com a CDU (13). Algo a fazer pensar os indecisos... eu não acredito nestes resultados, acho que a CDU vai ter mais do que 13 deputados (aponto para os 16), e acho que o BE vai ter menos que 22 deputados (aponto para os mesmos 16). E acho que se ganhava se o entendimento à esquerda pudesse ser feito com um ou outro partido. O facto de o PS ter de se entender exclusivamente com o BE parece-me potencialmente pernicioso. Porque acho a CDU um parceiro mais credível, e porque haver 2 partidos a poderem viabilizar uma medida, continua a obrigar a negociar, mas inibe chantagens abusivas.

    ResponderEliminar
  3. Já várias vezes disse que pertencemos a um povo subserviente. Não temos razões nenhumas para isso, mas que havemos de fazer? É atávico em nós. Tal como o Adérito Araújo, eu não consigo vislumbrar diferença ideológica entre o PS de Sócrates e o PSD de Ferreira Leite. Mas como entender um povo que elege Isaltinos, Fátimas, Ferreiras Torres, Valentins e Quejandos? Seria um povo assim capaz de votar contra o sistema? Nunca! Eu não esqueço que o povo que esteve no Carmo a insultar Caetano era o mesmo que corria nas manifestações expontâneas do "regime" a dar os meninos a beijar a suas excelências. A farsa continua. Valha-nos, como diz o amigo Rodrigues Marques, a pilinha do menino Jesus!

    ResponderEliminar
  4. Dito de outra maneira: - Cada povo tem o Governo que merece!

    ResponderEliminar
  5. Professor

    Qualquer dia estamos, como Brecht, a dizer que se calhar o melhor "era dissolver o Povo e eleger outro?"

    Os políticos não foram aqui deixados por OVNIs, logo se a população usasse os padrões que usa para o futebol para aferir a actividade dos políticos e se, cada vez que se envolve, não se preocupasse logo em imitar os piores comportamentos do sistema, podia ser que esse atavismo se modificasse.

    Política de verdade, de um lado e de outro, era falar-se não naquilo que se gosta de ouvir, mas sim naquilo que se tem de ouvir, mesmo que não se concorde. Como nada disso se faz, continua o fosso a cavar-se, à espera do próximo homem ou mulher providencial que "trate" de nós todos.

    ResponderEliminar
  6. Um Sr. da minha àrea de formação ('nossa', Nuno), disse há alguns anos atrás que "esta é a democracia em que o povo pensa que manda, e quem manda não pensa no povo". O homem cotinua a ter razão.

    ResponderEliminar
  7. Camarada Adérito Araújo, boa noite.
    A correr, a correr… porque amanhã as eleições põem-me fora da cama às 6 da manhã, quero-te dizer que:
    Não consigo perceber onde raio é que tu foste buscar a ideia de que o PS amanhã vai ganhar as eleições sem maioria absoluta.
    Não ganha as eleições! Ponto final.
    Amanhã à noite conversamos.
    Até lá … Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Vai Ganhar sim Sr. Eng. Depois dos tiros nos pés da Drª Manela e dos tiros ao alvo errado do Dr. Cavaco, nem a pilinha do menino jesus salva a laranja.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite!
    A culpa não é de quem os elege é de quem os autoriza a concorrer!
    Normalmente este tipo de gente não olha a meios para atingir os fins. O povo sabe que eles ganham dinheiro mas também é defendido por eles.

    Vou contar-lhes um episódio, muito conhecido no meio militar, pouco divulgado. Estava eu na tropa, em Moçambique, o meu chefe falecido Ten Engrácio da Silva, em conversa comigo afirmou: isto está bom é para charlatões e especificou. O Ten Valentim Loureiro é do meu curso e vai ser promovido a capitão por meios que não dignificam ninguém. O nosso cap. Loureiro, chegado a Angola, foi para a manutenção militar e encomendou À Holanda 20 ton de batata ao preço de 16 tostões o kg. e, em negociação particular, comprou as batatas ao preço de 11 tostões o Kg. com a condição do diferencial ser colocado numa conta, eventualmente na Suiça. O Nosso Cap. vai de férias e chega um Alf. miliciano para o substituir e notou o preço da batata demasiado alto. Comunica o caso ao Major e este suspende o capitão levantando um inquérito. Pouco tempo depois aconteceu o 25 de Abril e o inquérito não foi concluído, liminarmente desapareceu.
    O nosso cap. Loureiro, nos termos do RDM (Reg. Disc. Militar) requer a incorporação no exercito português com passagem ao posto imediato , MAJOR, e processamento de todos os ordenados desde o levantamento do inquérito com o fundamento de que o inquérito era inconclusivo.
    Os preços que indico da batata são aproximados. já lá vão alguns anos.

    Depois do 25 de Abril sempre desempenhou cargas de Estado, figura pública e sobejamente conhecida.

    Isto serve apenas para pensarmos um pouco por quem estamos a ser governados e sobre a vulnerabilidade das leis ou inexistência delas.

    ResponderEliminar
  10. E estão aí as eleições! Pombalenses: a bem da nossa terra, temos o dever de consciência de, nestas eleições, não condenar o nosso conterrâneo Pedro Pimpão e os seus méritos, unanimemente reconhecidos, a um exílio lisboeta que o afastará do nosso concelho e o privará dos seus préstimos! Que as suas qualidades permaneçam por perto, onde tanto nos fazem falta - é o meu mais profundo desejo relativamente à eleição de amanhã! Pensai no nosso futuro, no futuro da nossa cidade, do nosso concelho, da nossa região - e votai utilmente! A bem de Pombal!

    ResponderEliminar
  11. Caro Sopas, que presente esse seu, tão envenenado, para o Candidato à Assembleia da República.

    ResponderEliminar
  12. Eh lá...rejubilo por o nosso amigo Sopas escreveu mais de três linhas, o que é de dignificar. Não vou comentar a opinião, mas sim o facto de o Sopas estar a fazer "camapanha" tendo em conta que ontem contribuimos para a eleição (ou não) dos deputados que respresentam o circulo de Leiria. Pelos vistos este comentário deu resultado, ficaremos com o Pedro Pimpão por perto.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.