24 de novembro de 2010

Viagens pela minha terra

Ontem participei numa visita de trabalho às Freguesias de Pombal e Vila Cã, enquanto membro da Assembleia de Freguesia de Pombal. No essencial, e atendo-me à "minha" freguesia, a preocupação era mostrar ao Presidente da Câmara o que deveria ser feito, em especial, em sede de asfaltagem e também de saneamento básico numa longa (e parcial) visita por vários sítios da Freguesia. O que vi (e ouvi) elucidou-me: a prioridade é asfaltar todo o caminho não asfaltado, abrindo outros, mas não há hierarquias estabelecidas. Aliás, comentário oportuno (e de cor insuspeita aos olhos do Presidente da Câmara) notava que com tanto pedido de asfalto para a JF Pombal, lá para 2017 sobraria algo para os outros.

Com efeito, e já em campanha o tinha dito, perante recursos escassos (e usando novo comentador insuspeito - os custos de manutenção), interessa saber como se vai fazer a manutenção. Por isso, de todas as vias "importantes" e "estruturantes" que vimos ontem, continua a ser interessante saber como ordená-las, até para pressionar mais eficazmente a autarquia. São critérios, senhores. Mas isso ainda é uma forma de trabalhar que deveria ser alterada. Seja como for, sendo o povo soberano e os resultados eleitorais um reflexo disso mesmo, esperemos até 2013, para comparar - no que é comparável em função da visita - e tirar as devidas conclusões. No entanto quero crer que, mais que oficiar e pedir, é demonstrar pela força dos números, o porquê de algumas intervenções serem mais importantes que outras. Isso e considerar outras alternativas à "simples" asfaltagem. E mais fica para depois.

1 comentário:

  1. Boas Alvim, desculpa estar aqui a mudar um pouco o tema de conversa que estavas a abordar mas estou certo que dentro em breve alguém abrirá um espaço para batermos no assunto que relatarei de seguida.

    Acabei de ver o projecto que regeneração urbana de Pombal ...

    Para começar e antes de falar da proposta propriamente dita ... Quem é este Reis Figueiredo Arquitecto??? ... o que terá este senhor de tão especial para ninguém o conhecer e mesmo assim ganhar tudo o que é obras da câmara ... é o Centro Cultural, é o arquivo, é o museu, é as casas adjacentes ao museu... e muitos outros ... É rotundas, é praças, o mais certo é que ganhe também o projecto de reabilitação dos Governos e Vinagres... um verdadeiro especáculo... até parece que não existem mais arquitectos, quer na nossa "aldeia", quer no nosso país ... Será que é por este senhor ser amigo de longa data do Arquitecto Celestino Mota que ganha todas estas obras??? ... Naaaa me parece eh eh eh eh
    Isto é escandaloso ... Não haveria outras equipas interessadas em concorrer... então e comparamos a proposta deste iluminado com o quê??? não temos opção, o Arq Celestino só tem este amigo ??? ... pelo menos pedia a três ou quatro amigos para apresentarem proposta para termos termo de comparação ... Esta é para mim e sem grande margem de dúvida a maior argolada deste executivo... não vamos mais longe... um parque de estacionamento no largo são sebastiao??? kredo se nem o parque de estacionamento do pombal shopping nem o das galerias chega a uma ocupação diária de 30% vamos fazer mais um parque... já nem vou falar do pseudo parque desenhado por este arquitecto Reis Figueiredo onde pura e simplesmente não consigo sequer entrar com o meu carro... Qual a ocupação deste parque diáriamente??? Será que ninguém pensa nestas coisas??? só interessa construir" quem vê isto deve pensar que pombal é uma terra de gente rica em País cada vez mais pobre ... Li também que esse parque do largo iria receber serviços da câmara, será que o edificio manuel henriques, o edificio dos serviços tecnicos e o edifício principal da câmara não chegam ... A 15 anos atrás quando pombal estava povoado de gruas e a contrução no seu melhor, o edifício principal da câmara chegava então e agora que a construção morreu na aldeia será que é preciso mais um espaço para receber serviços...até parece que a construção prospera na nossa cidade e concelho " experimentem a contar quantas gruas estão no ar no centro da cidade"
    Esta proposta é um escandalo para além de que a apresentação da mesma é vergonhosa... é triste entregarmos assim uma obra desta envergadura ao amigo do Sr arquitecto ... Nem concurso nem nada... Dêem uma vista de olhos aos desenhos que estão disponíveis no site da câmara e, se conseguirem perceber alguma coisa, o que não é fácil para entendidos quanto mais para o comum dos mortais ...publiquem aqui as vossas opiniões!!!! ...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.