30 de junho de 2011

Já agora

Programa do Governo, pág. 49

Ordenamento do Território
- Promover um território inteligente, actualizando as políticas de urbanismo e ordenamento do território;
- Promover um território facilitador da mobilidade social, actualizando os regimes de arrendamento e de reabilitação urbana;
- Promover um território competitivo, através de políticas para a maior competitividade e o maior bem-estar;
- Promover a justiça e a competitividade associadas ao território.


Vá lá que não é um território charneira. E mais uma vez, curioso para ver no que isto dá... aqui e por aí.

2 comentários:

  1. Caro João Alvim.
    Existem muitas vacas sagradas de bronze que, até à data de hoje, não foi possível retirar do pedestal.
    Recordo a oposição à privatização das empresas nacionalizadas, quando se pretendia o emagrecimento do “monstro” da despesa pública e a promoção da competetividade e da eficiência da economia; recordo oposição à alteração da legislação do trabalho, quando se pretendia a flexibilização do emprego, a competetividade das empresas portuguesas no mercado global e a defesa do emprego também para os desempregados; recordo a oposição à alteração da legislação do arrendamento, quando se pretendia a recuperação de imóveis degradados e a revitalização do mercado do arrendamento e a mobilidade das pesssoas.
    Em todos estes casos, sindicatos, alguns partidos políticos, associações de inquilinos e organizações similares bloquearam parte das reformas propostas, levando à manutenção de empresas públicas ineficientes, sugadoras de impostos e geradoras de passivos monstruosos, levando à manutenção de legislação laboral anacrónica, à protecção da “estabilidade” do posto de trabalho dos empregados até à insolvência das entidades patronais, à dificuldade de oferta de emprego para os desempregados e à fuga de empresas para outros países, e levando à manutenção de uma posição de confisco (de facto continuado no tempo) dos imóveis arrendados, relativamente aos contratos mais antigos, esbulhando os senhorios a favor dos inquilinos e seus herdeiros, e à degradação dos imóveis arrendados por rendas “simbólicas”.
    Espero que este novo Governo dote este país de legislação moderna, a fim do país se poder curar dos vários “cancros” de que padece...

    José Gomes Fernandes.

    ResponderEliminar
  2. Concordo. Principalmente legislação que sendo moderna temporalmente ou seja também no seu espírito.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.