12 de novembro de 2013

É a Escola …(II)

Em Pombal, a Educação segue o padrão geral da terra: a mediocridade. Mas pior do que ter um desempenho medíocre é não o aceitar, nem o compreender. Quando aqui opinei sobre a Educação fi-lo a partir do ranking dasescolas de 2013 (procuro, na medida do possível, opinar com base em dados e/ou indicadores). 
Como a Educação é uma área muito suscetível, onde é difícil construir e é muito fácil destruir, usei os melhores exemplos para ilustrar a triste realidade. Acrescento agora o que os cegos não querem ver:
- No 11.º/12ª ano só uma das 5 escolas do concelho atingiu média positiva: a ES Pombal - média 10,1 – 139.º no ranking. Colégio Cidade de Roda: 8,04 -  519.º. ES Guia: 8,75 – 414.º. I D João V: 8,88 – 388.º/619.
- No 9.º ano só duas das oito escolas do concelho têm média superior a 3: EB Marquês de Pombal (3,03) e Ext. Alb.-Doze (3,03).
- No 6.º ano só uma escola das sete escolas do concelho tem média superior a 3: Ext. Alb.-Doze (3,07).
- No 4.º ano só dez em quarenta escolas têm média igual ou superior a 3. Neste escalão temos escolas da freguesia de Pombal nos últimos lugares do ranking. Inacreditável. O "concelho charneira" no seu melhor!
Cego não pode guiar cego.

5 comentários:

  1. Concordo consigo Sr Malho. Realmente a educação está na mediocridade e há muitos anos. Desde o tempo em que o Sr entrou pela primeira vez numa sala de aula. Nunca mais melhorou, já viu? Como não melhorou formou mentes tristes como a sua. Muito tristes mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Carlos Silva,
    Relaciona a tristeza com a experiência educativa. Se tiver razão penso que descobriu um novo campo de pesquisa para a psicologia. E a educação assume ainda maior importância. Eu sempre ouvi dizer que a tristeza, tal coma a alegria, provinha dos momentos vividos e dos “estados de alma”.
    Não me ofende ao dizer que sou triste, por varias razões, nomeadamente porque ser ou estar triste não me afeta particularmente, se for entremeada com momentos de alegria. E ás vezes sou muito alegre e gosto de dar umas valentes gargalhadas.
    O que não sou, e nunca gostaria de ser, é cobarde. E tenho pena de quem o é, porque a cobardia é um dos extremos da falta de caráter.
    PS: e por aqui me fico.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  3. Porque diz que Pombal é Terra da "Mediocridade" ?
    Não estará o meu amigo enganado e são as pessoas as portadoras dessa Mediocridade. (Algumas claro)

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo Manuel António (supondo),
    Faz uma boa pergunta; à qual, em parte, respondeu. Uma terra (vila/concelho/região …) é, no essencial, o resultado do desempenho, individual e coletivo, da sua gente.
    A mediocridade advém do desempenho das pessoas (individual e coletivo). Não tanto o desempenho medíocre pontual, compreensível; mas do desempenho medíocre regular. E pior do que o desempenho medíocre regular é ignorá-lo/negá-lo. E esta negação, consciente ou inconsciente, assenta, com certeza, em fatores culturais muito enraizados; que, por si, criam um caldo de mediocridade.
    Há duas razões principais que fazem da Educação uma área crítica: (I) (quase) todas as famílias têm alguém na escola; (ii) é, com certeza, o sector que mais reflete o nível de desenvolvimento de uma comunidade.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  5. A base, Adelino Malho. Mas como educação não é sinónimo de catequização, não sei se podemos esperar melhores dias. Ah, preparemos respostas (a quem e quando as merecer) pois que já se percebeu a nova directiva: voltar ao Farpas.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.