24 de novembro de 2013

Quando o património é perigo



Neste concelho não tem existido grande interesse em preservar o património com algum valor. E não é por falta de dinheiro, porque gasta-se tanto em obras sem qualquer valor, que só pode ser por insensibilidade ou ignorância. Consequentemente, o património com algum valor vai-se degradando e perdendo. Mas permitir que essa degradação ponha em risco a segurança das pessoas é desleixo que roça a irresponsabilidade.
A baixa do centro de Abiúl é uma zona com História e ainda resistem alguns traços arquitetónicos dessa História que mereciam cuidada preservação. Um dos traços arquitetónicos com valor são os arcos do Paço dos Duques de Aveiro que correm risco eminente (pelo menos um deles) de ruir, colocando a vida dos transuentes em risco.
Quando o desleixo roça a irresponsabilidade estamos perdidos.

1 comentário:

  1. Adelino, queria perguntar-te. De quem é o edifício ? público ou privado ? Sempre achei que os edificios privados deviam ter uma lei que obrigasse á sua manutenção por parte do proprietário. No caso de isso não se verificar então sim poderia ser intervencionado pelo público, onerando depois o respectivo proprietário. Caso esse não liquidasse o montante avançava-se com a penhora do bem e depois arrendado a jovens casais. Assim voltariamos a ter os centros das cidades e vilas novamente com vida dentro.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.