28 de dezembro de 2013

As respostas de Sofia

Andei a adiar escrever sobre este assunto mas agora, quem sabe se imbuído pelo espírito natalício, não resisti. 

A Juventude Socialista de Pombal promoveu recentemente petição pelo alargamento do horário da Biblioteca Municipal. Apesar de não ser um adepto das petições on-line (a não ser que seja uma petição on-line para acabar com as petições on-line), reconheço que algumas delas podem fazer sentido, sobretudo se partirem de grupos de cidadãos e não tanto de estruturas partidárias.

O que me leva a escrever não é uma análise à proposta dos jovens socialistas, mas antes as respostas dadas pela sua líder às várias críticas que lhe foram feitas. Sofia Dias - pessoa que não conheço pessoalmente - respondeu com uma elevação que é rara nas caixas de comentário deste fórum. Apesar da contundência da crítica, ela soube defender as suas ideias de forma clara e firme, com uma educação desarmante. Sem nunca resvalar para ataques pessoais ou argumentos mesquinhos, Sofia Dias deu uma lição a muitos dirigentes partidários. 

Está de parabéns a JS por ter escolhido para sua representante uma jovem com este perfil. Espero, sinceramente, que a vida não a faça seguir as pegadas de muitos dos seus correligionários. 

8 comentários:

  1. A Sofia é a grande revelação da vida publica concelhia com a sua atitude de irreverência mas sem a arrogância de alguns líderes juvenis

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo plenamente. Mesmo sabendo que os meandros partidários são o que são para quem tenta fazer as coisas com honestidade intelectual, quero crer que posturas destas poderão deixar de ser a excepção e passarão a ser a regra. "Basta" os eleitores passarem a querer.

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar, desejo à Sofia, como desejo a outro líder de Jotas qualquer, muito boa sorte no trabalho que lhes está incumbido.
    Quero deixar-lhe aqui patente uma mensagem:
    - que traga algo de novo contra a partidocracia instalada. Pois, pedir algo assim a uma líder de uma Jota partidária....é obra! Eu sei. Mas não é impossível. Aquele que corre contra a corrente, mudará algo. Quem corre ao sabor da corrente, jamais mudará nada!
    Se fores expulsa do partido por causa disso, para mim és uma heroína, cujo valor é superior aos "interesses superiores" dum partido.
    Quanto à petição online, não gosto de petições online: não existe cara-a-cara, não existe transmissão de emoções, não existem sessões de esclarecimento, nem são permitidas perguntas - existe um texto resumidíssimo online, desconhece-se o da JS.....e assinem!
    Dúvidas: para manter a Biblioteca aberta até à meia-noite, será preciso contratar mais pessoas para lá, trabalhando por turnos? Ou então, obrigar as actuais a trabalhar 15h, ganhando horas-extraordinárias?

    ResponderEliminar
  4. É bem... tendo eu sido o autor das criticas, reconheço que as respostas foram "educadas", e a discussão foi possivel. Continuo na minha, e convencido da pertinência da minha critica, mas sei que as respostas seriam diferentes (quer no tom, quer na substância) com outros "actores" aqui da terra.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,
    Sinto-me muito lisonjeada pelas gentis palavras que me são aqui dirigidas. Obrigada!
    O meu compromisso, enquanto cidadã, surge no sentido de deixar o meu contributo para o progresso e melhoria da qualidade de vida na cidade que me educou e viu crescer. Vou fazê-lo da melhor forma que conseguir. Procurarei sempre ouvir o outro. Feitas as contas, o objectivo é servir o outro, organizado comunitariamente.
    Devo dizer que actualmente me sinto enquadrada no eixo de princípios orientadores do Partido Socialista e, obviamente, da Juventude Socialista (no seu delimitado âmbito de autonomia em articulação convergente com o PS). No dia em que me aperceber que os valores em que acredito estão a ser invertidos e que o interesse superior está a ser subjugado, o Partido não terá que me expulsar porque eu própria o abandonarei.
    Quanto à petição online, a verdade é que houve um prévio momento cara-a-cara. Desde há uns meses que me vieram sendo apresentadas algumas queixas quanto ao horário de funcionamento da Biblioteca. Decidimos, portanto, sondar várias pessoas de forma a avaliar a pertinência da ideia. Quando decidimos avançar com a petição, fizemos circular um documento escrito que apresentava a nossa proposta. Naturalmente que este não proporcionou um tão amplo alcance quanto aquele que a Internet potenciou. Todavia, algumas das assinaturas foram recolhidas presencialmente.
    É um facto que a proposta pela JS apresentada não é densa e tecnicamente especificada. Pareceu-nos que deveríamos respeitar o espaço de discricionariedade administrativa que compete à autarquia local. Melhor que nós, saberá o executivo avaliar (pelo seu exercício de competências "no terreno") qual a forma mais eficiente de dar resposta aos problemas que se possam colocar nesta matéria.
    Todavia, a JS propõe que se tentem auferir as vontades dos senhores funcionários do espaço. É compreensível que, face à mais recente lei de remuneração das horas extraordinárias, este encargo possa parecer desfavorável a muitas pessoas. Uma forma de colmatar a situação poderá ser a de canalização de jovens estudantes em regime de estágio.
    Estarei sempre disponível para esclarecimento de questões relativas à iniciativa da Juventude Socialista :)

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Sofia.
    Bom, a minha dúvida não ficou tirada. Mas deixaste uma solução em relação aos possíveis reforços de funcionários da Biblioteca.
    No que toca ao "valores a serem invertidos, por interesses superiores"....bom...é mesmo isso que acontece, por cada vez que existem eleições, já reparaste Sofia? E não são só os líderes para Legislativas! Incluem-se os líderes para Autárquicas também! Porque mentem descaradamente, para atingirem os seus fins pessoais!
    Como não existe responsabilização dos actos ( excepto corrupção prevista na Lei, claro!) e mentiras, o candidato pode sempre alegar 1001 desculpas! (os tempos correm mal; mercados não estão de feição; falta de motivação, etc etc)
    Existem centenas de exemplos até hoje, Sofia. Naquilo que tu acreditas, eu penso que até seja puro, por até admitires que preferes sair, do que definhar atrás de algum mentecapto pseudo-socialista (ou de outro partido qualquer, são todos iguais nos interesses). Agora, isso significa que não aceitarás, de boa-vontade, algum "seguidista" que surja no PS daqui da zona. E isso significa que tu podes ser "metida de parte", porque não segues o "seguidismo" que um dia o teu partido te vai colocar à frente dos teus olhos! A máquina partidária irá dar preferência a quem não discute! A quem não ousa! A quem não pestaneja e dá prioridade ao "Yes, sir!". Pois, falo da formatação. E não há partido nenhum que não dê prioridade aos "formatados" - são convenientes para que o sistema se perpetue.
    O pluralismo partidário, naquilo que vejo em Portugal, é uma miragem: ou se está a favor do pensamento corrente, ou se está contra! Ou se é laranja, ou se é rosa! Ou se é sporting ou se é benfica! Ou se é pelas batatas fritas ou cozidas!
    Existe um pensamento corrente do binómio. Em tudo. O resto não interessa.
    Feliz Ano, Sofia!

    ResponderEliminar
  8. Obrigada eu, pelas suas palavras!
    Não desminto o que refere. Têm vindo a chegar a conhecimento público algumas situações que nos deixam absolutamente perplexos. Penso, todavia, que essa consciência deverá constituir incentivo acrescido para, se estamos firmes do mérito das nossas convicções, avançarmos e tentarmos mudar o que consideramos estar errado. Todos sabemos que a política se faz de pessoas... e da escolha de pessoas. Se as pessoas verdadeiramente pensantes se afastarem, estarão a deixar livre o lugar para aqueles que apenas querem servir os próprios interesses.
    O senhor fala em responsabilização dos actos. Eu concordo inteiramente consigo e penso que essa será uma forte aposta legislativa para o futuro próximo. Fala-se já muito, ainda que de forma meramente teórica, das fórmulas de responsiveness, accountability e good governance na Administração Pública. Penso que o desenvolvimento de um modelo de fiscalização séria e justa pode colmatar alguns dos problemas que se identificam por todo o país. Esperemos que estas ideias não se fiquem pelo papel :) Feliz ano novo!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.