19 de dezembro de 2013

Desfalecimento do concelho charneira

As variáveis demográficas são o verdadeiro “teste do algodão” ao dinamismo de uma comunidade, sobretudo quando apontam todas no mesmo sentido. O desfalecimento de Pombal é evidente, mas nada melhor que os indicadores demográficos para o confirmarem.
Na NUTTIII do Pinhal Litoral, Pombal é o concelho que mais regride em três indicadores demográficos fundamentais: taxa de natalidade, taxa de mortalidade e taxa de crescimento da população. Segundo o relatório do INE de 2012, Pombal tem uma taxa de crescimento da população negativa que é o dobro da média da região. A crise pode atacar todos, mas ataca mais os mais frágeis.
Decididamente: o concelho charneira não se cumpre!

8 comentários:

  1. Amigo e camarada Adelino Malho, boa noite.
    Vou estudar, analisar, aferir e comparar e Sábado dou-te a resposta.
    Mas parece-me que...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Estude sim Eng. Depois mande o exame por fax no domingo

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    Julgo que o estudo está correcto e reflecte a crise que obrigou a nossa juventude a imigrar e não só.

    A crise é generalizada e atinge mais os concelhos que apresentavam maior fulgor nos anos antecedentes. Eram bom verificar e comparar estes dados com os dados de anos dourados.

    O concelho da Batalha, em que as receitas provenientes do turismo têm um grande peso relativamente ao comércio, industria e agro indústria , apresenta um equilíbrio natalidade e mortalidade porque as receitas do turismo continuam a dar estabilidade na séde do concelho

    ResponderEliminar
  4. Mas este é o retrato do País inteiro. Porque havia Pombal de ser diferente?

    ResponderEliminar
  5. Está visto que Pombal estava no rol dos concelhos mais frágeis, só que a mensagem do Narciso Mota era em sentido oposto.
    O "desfalecimento" do concelho não tem apenas a ver com a crise do país mas também, e acima de tudo, com a política do concelho. Não esqueçamos a localização estratégica de Pombal e a rede de transportes.

    ResponderEliminar
  6. Vou aproveitar este post, para lançar um repto aos partidos políticos da nossa Nação:
    - de uma vez por todas, reúnam-se à mesa TODOS os partidos políticos (mesmo que sejam os de Assento Parlamentar apenas) e resolvam, de forma MUITO URGENTE, o problema da Demografia Portuguesa!!!
    Como é sabido, o interior Nacional está a desertificar a uma velocidade estonteante! Sem precedentes! Temos concelhos e freguesias que só têm idosos reformados, e população jovem a ZERO! Não há renovação Demográfica!!!
    Logo, provocará:
    - desigualdades económicas: teremos PME's que fecharão nesses sítios, por falta de trabalho e liquidez; falta de poder de compra.
    - Segurança Social seguramente entrará em colapso a médio-prazo, por falta de renovação etária.
    - Aldeias e vilas-fantasmas!! Sujeitas ás consequentes pilhagens, vandalismos e assaltos à restante população idosa!!

    Algumas destas consequências do abandono da questão "Demografia", já estão à vista de todos. Basta ler muita notícia de aberturas de jornais e de TV's.

    E termos medidas avulsas, por parte de alguns Presidentes de Câmara desesperados, NÃO RESOLVE O PROBLEMA!! - a questão de fundo vai sendo, constantemente, adiada.

    Tenho algumas idéias, para tentar combater o problema. Estou disponível para indicá-los, sempre na minha óptica da Logicracia (à qual os partidos não vão muito à bola com isso).

    ResponderEliminar
  7. Amigo e Dr. Eduardo, boa noite.
    Não tive tempo de estudar.
    Mas em 99 % estou de acordo consigo.
    Haveremos de falar.
    Do raio do Smart Phone e deitado no colchão de água, sou
    Com abraço

    ResponderEliminar
  8. se é o NUTTIII (INE) , que eu saiba são dezenas, ou mesmo centenas de indicadores estudados e representados, reduzir um concelho a seis indicadores, é DEMAGOGIA, BALOFA e BARATA, e é feio, e torna-se "igual" "Àquilo" que se pretender criticar.

    Nota: Nem sequer me dei ao trabalho de ir ver o estudo (baseado nos censos e outros estudos estatisticos).


    Mas de seis indicadores(repito em centenas), conseguir afirmar que o Concelho está em desfalecimento cruzes credo, coisa tão alarmista.
    O mais engraçado é que o rebanho foi logo todo atrás.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.