5 de dezembro de 2013

Petição para alargar o horário da Biblioteca Municipal

Corre pela internet uma petição pelo alargamento do horário da biblioteca municipal de Pombal, que pode ser consultada e assinada Aqui.
A iniciativa é da Juventude Socialista de Pombal (sim, afinal existe, e é liderada por uma rapariga, a Sofia Dias)) e fez-me lembrar uma frase popularizada há uns por um "boneco" do actor Nuno Lopes, n'Os Contemporâneos, que terminava com "faz alguma coisa de útil para a sociedade".
A iniciativa parece-me excelente para ilustrar o mundo de coisas que as juventudes partidárias podem (e devem) fazer pela/na sociedade que integram. Numa altura em que uma das duas rádios locais prepara um programa para lhes dar palco, é um sinal positivo, este.

17 comentários:

  1. A Sofia é a grande renovação da politica em Pombal, claro, estando o PS na oposição vai ter que lutar mais do que os adversários da JSD para atingir objectivos, mas é uma lufada de ar fresco na politica em Pombal.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Afinal não assino. Tenho mais de 30 anos. Acho que já passei do prazo.
      Depreendo que a biblioteca não seja para mim, na visão dos promotores. Ou que não tenha legitimidade para pretender os horários propostos.

      Eliminar
  3. A promotora estava está mais preocupada com o "público" da sua iniciativa do que com o valor (em absoluto) da iniciativa. Afinal, já entrou "a sério" nesta PORCARIA (sim, batam lá... é PORCARIA mesmo) da politica partidária.

    ResponderEliminar
  4. Caro Amigo Gabriel Oliveira, vejo que não conheces a Sofia Dias.... pois não dirias esta frase infeliz. Tanto na JS como na JSD existem jovens que só querem protagonismo para chegar ao tacho, mas existem excepções, tanto da parte da JSD como da JS. Aconselho-te a conhecer melhor uns e outros para depois efectuares este juízo sobre as pessoas

    ResponderEliminar
  5. Gabriel,
    Fica-lhe muito mal esse juízo de valor sobre uma pessoa que não conhece, até porque ela nunca procurou protagonismo nas suas iniciativas…
    É sabido que o nosso concelho tem um considerável número de jovens estudantes no ensino superior e que nas épocas de exames é preciso um estudo diário intensivo. Nesse sentido, a JS decidiu avançar com esta petição porque entendemos que o horário de funcionamento da biblioteca Municipal não está adequado as suas necessidades. Relembro-lhe que o objectivo principal de uma juventude partidária passa por defender os interesses dos jovens.
    Abraço
    Joel

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde! É com gosto que escrevo pela primeira vez no Farpas Pombalinas e agradeço muito as palavras de incentivo escritas neste artigo.
    Gostaria apenas de dizer que a Juventude Socialista nunca, em momento algum, pretendeu fazer alguém sentir-se excluído ou "fora de prazo". Pretendemos, é verdade, defender os interesses de uma camada populacional mais jovem. Creio que isso está ligado ao facto de sermos uma juventude partidária e dirigirmos a nossa actividade nesse sentido.
    Jamais colocaremos em questão a ideia de que a educação de qualidade deverá ser estendida a todas as pessoas, independentemente da idade, sexo, religião, ou outros elementos. E rejeitamos convictamente qualquer espécie de discriminação!
    Gostaria de esclarecer que qualquer iniciativa da nossa parte que incida sobre a juventude não implica um desvalor para as restantes faixas etárias.
    A JS pretende marcar posição em prol do que consideramos interesse público. Creio que se cada instituição, associação, ente ou organismo se especializar num sector ou particularidade da vida pública trabalharemos em simbiose e conseguiremos um futuro mais harmonioso :)
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  7. O Roque está a progredir ou está mais incoerente e desacreditado do que nunca.
    Ainda há pouco tempo produzia comentários com censuras e ácido contra a JSD, apelidando os respetivos membros de clementinas e de ovelhas. No comentário que dirige ao Gabriel, muda de direção com o vento e afirma haver gente boa nas juventudes partidárias e, pasme-se, até na JSD.
    Finalmente, compreendi que estava a tentar parecer pedagógico e paternalista e a preparar a entrada em cena da sua agora juventude partidária.
    Só os burros não mudam.

    ResponderEliminar
  8. Caros Joel e Sofia,
    São bonitas as vossas palavras. Contudo, na minha ignorância insanável, continuo sem perceber o "âmbito" da iniciativa. Porque a limitação inscrita explicitamente no curto texto de apresentação da iniciativa? Não vejo outro motivo que não o "marcar claramente" o público que pretendem captar. Ou então (disparate mor), entenderem que a biblioteca é só para pessoas até aos 30 anos. Ou (mais disparatado ainda), procurarem horários diferenciados para as diferentes idades.
    Preocupem-se menos em defender as juventudes partidárias (essa defesa, já agora, é indicadora da principal preocupação da iniciativa), e expliquem-me lá (mas de-va-gar...) a razão de ser da limitação inscrita na iniciativa.

    ResponderEliminar
  9. Já agora, é o que faz ter iniciativas "civís" propostas por partidos ou juventudes partidárias.
    As iniciativas politicas defendem-se nos locais próprios (campanhas, AM, AR, etc...), e as iniciativas civis defendem-se sem a bandeira partidária a dar contexto (mas também a criar limitações). É a minha sugestão...

    ResponderEliminar
  10. Gabriel,
    Não entendo o porquê de recorrer tanto à ironia para expressar o seu ponto de vista. Não consideramos ignorantes aqueles que defendem ideias contrárias às nossas!
    Procurarei responder da melhor forma que conseguir às suas questões;
    A limitação inscrita explicitamente no texto de apresentação da iniciativa serve para apresentar de forma sucinta o objectivo da nossa proposta. Para maiores desenvolvimentos acerca da mesma posso enviar-lhe a carta aberta que foi entregue, juntamente com as assinaturas recolhidas, ao executivo camarário.
    O porquê da limitação etária? Ora, apesar de o senhor achar que sim, não foi um critério cautelosamente estudado. Pareceu-nos lógico circunscrever um âmbito de actuação, por razões de objectividade e organização. Como tal, optámos por restringir a recolha a pessoas entre os 14 e os 30 anos. Naturalmente que as crianças e adultos são igualmente importantes e igualmente bem vindos na Biblioteca Municipal. Repito-me, concordo consigo quando diz que seria disparatado defender diferentes horários ou agir discriminatoriamente face a diferentes idades.
    Agradeço a sua sugestão, mas não concordo consigo quanto ao segundo ponto. Não acredito que o único campo de actuação de uma juventude partidária seja em sedes formais. Pretendemos estar próximos dos cidadãos e dos seus problemas. Dos cidadãos jovens maioritariamente, porque somos uma ramificação jovem de um partido político.
    Se algum dia nos conhecermos, o senhor terá oportunidade de constatar que tanto eu como o Joel temos vindo a levar a cabo algumas "iniciativas civis" sem bandeira partidária. :)

    ResponderEliminar
  11. Com todo o gosto, cara Sofia. Quanto ao "se algum dia nos conhecermos"...
    Quanto às iniciativas civis, não mereceram a minha critica, conhecendo-as, talvez até as louve. Esta iniciativa politica (???), não louvo.
    Continuo sem perceber a razão de ser da tal restrição. Referes "razões de objectividade e organização", mas não percebi quais eram. Ajudava-me se especificasses alguma dessas razões que acrescentem "objectividade" e "organização".
    E sinceramente, acho uma pena. Porque a asunção de que tenha sido um lapso, ou (melhor ainda) a não inclusão dessa "restrição" faria desta uma iniciativa bastante meritória.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite,
    Perdoem-me a a falta de discurso polido (e de aspas) mas não pude deixar de comentar.
    Sr. Gabriel Oliveira, seja pragmático e não problemático. Tenha noção que a percentagem de pessoas acima dos 30 anos interessadas neste horário alargado, face à faixa etária indicada na petição, é nada mais que residual. O foco nesta faixa etária teve como único objectivo realçar a necessidade que este grupo, em particular, sente deste horário alargado, neste período específico. Este, por sua vez, faz sentido no grupo de pessoas que se encontram em ambiente académico, sendo razoável o intervalo 14 a 30 anos de idades.
    Que os complexos da idade não o impeçam de nos fazer companhia na nossa maratona de estudo intensivo, na biblioteca, esperamos nós que até à meia noite!

    Cumprimentos a todos,
    Sandra Ferreira Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O complexo de idade não é meu, Sandra. Até porque não fui eu que chamei a idade para este assunto. Aliás, essa "chamada", ao que vejo, parece-lhe a si tão disparatada quanto a mim. Um complexo, nas suas palavras...

      Eliminar
  13. Boa noite,
    Sinto-me muito lisonjeada pelas gentis palavras que me são aqui dirigidas. Obrigada!
    O meu compromisso, enquanto cidadã, surge no sentido de deixar o meu contributo para o progresso e melhoria da qualidade de vida na cidade que me educou e viu crescer. Vou fazê-lo da melhor forma que conseguir. Procurarei sempre ouvir o outro. Feitas as contas, o objectivo é servir o outro, organizado comunitariamente.
    Devo dizer que actualmente me sinto enquadrada no eixo de princípios orientadores do Partido Socialista e, obviamente, da Juventude Socialista (no seu delimitado âmbito de autonomia em articulação convergente com o PS). No dia em que me aperceber de que os valores em que acredito estão a ser invertidos e que o interesse superior está a ser subjugado, o Partido não terá que me expulsar porque eu própria o abandonarei.
    Quanto à petição online, a verdade é que houve um prévio momento cara-a-cara. Desde há uns meses que me vieram sendo apresentadas algumas queixas quanto ao horário de funcionamento da Biblioteca. Decidimos, portanto, sondar várias pessoas de forma a avaliar a pertinência da ideia. Quando decidimos avançar com a petição, fizemos circular um documento escrito que apresentava a nossa proposta. Naturalmente que este não proporcionou um tão amplo alcance quanto aquele que a Internet potenciou. Todavia, algumas das assinaturas foram recolhidas presencialmente.
    É um facto que a proposta pela JS apresentada não é densa e tecnicamente especificada. Pareceu-nos que deveríamos respeitar o espaço de discricionariedade administrativa que compete à autarquia local. Melhor que nós, saberá o executivo avaliar (pelo seu exercício de competências "no terreno") qual a forma mais eficiente de dar resposta aos problemas que se possam colocar nesta matéria.
    Todavia, a JS propõe que se tentem auferir as vontades dos senhores funcionários do espaço. É compreensível que, face à mais recente lei de remuneração das horas extraordinárias, este encargo possa parecer desfavorável a muitas pessoas. Uma forma de colmatar a situação poderá ser a de canalização de jovens estudantes em regime de estágio profissional.
    Estarei sempre disponível para esclarecimento de questões relativas à iniciativa da Juventude Socialista :)

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.