12 de março de 2014

Jovens na zona histórica

A Câmara Municipal está a promover, até final do mês, um programa de incentivo ao arrendamento comercial a jovens na zona histórica da cidade. Segundo o regulamento, o programa “tem como objectivos dinamizar a zona histórica da cidade de Pombal e impulsionar a respetiva atividade comercial, dando a oportunidade aos jovens empreendedores do concelho de Pombal de iniciar a sua atividade com condições de instalação a custos reduzidos numa filosofia de partilha de espaços com outros jovens”.

Presumo que esta medida foi tomada em consonância com os comerciantes já instalados na zona histórica. Se assim foi, felicito a autarquia. O que não percebo é porque raio se excluem liminarmente as candidaturas que assentem em atividades de restauração e bebidas. O regulamento afirma que estas actividades “se revelem inadequadas para prossecução dos objetivos delineados para o programa”. Será?

6 comentários:

  1. So se for com o intuito de fazer dela também uma zona residencial, e se assim for, compreende-se. Ou é defensável, pelo menos.
    O centro precisa de vida. Está às moscas. E já é tempo de pensar mais nas pessoas que no betão e granito...

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Gabriel,

    "Atividades de restauração e bebidas" não é sinónimo de casas de diversão nocturna.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confere! Seria enquadrável, por exemplo, aquele conceito das esplanadas nas praças de que os espanhois tanto gostam (e eu também!), os restaurantes, as pastelarias... é verdade!

      Eliminar
    2. É isso, Gabriel, é isso. Os espanhóis e todos nós. Mas, pelos vistos, estas actividades “revelam-se inadequadas para prossecução dos objetivos delineados para o programa”.

      Eliminar
  3. Aqui há tempos, noutro post, aventei a idéia de tentar-se puxar para cá uma faculdade. Traz jovens, mas também pode puxar empregos qualificados.
    Já com trabalho em mãos, aqueles que poderão manter-se mais tempo, normalmente estarão ligados à indústria - sector agrícola, mineiro (olha os caulinos...) e 2ª indústria.
    Talvez numa 1ª fase, pudesse existir uma angel-help de empresários Pombalenses, associados aos novos empresários jovens, funcionando como alavancas para estes. Ou algo do género, que funcionasse como tutorial empresarial do Concelho. Assim, motivaríamos os jovens a fixar raízes por cá, além do negócio.

    ResponderEliminar
  4. Há muito apresentei um projeto para dar vida á praça, mas nunca o consegui levar avante e concordo com o Adérito, pois maior parte das pessoas confundem Vida noturna com casas noturnas. O que me proponha a fazer há quase dez anos atrás era uma praça com atividades como pintura ao vivo, musica de todos os tipos, grupos de teatro, pintores de caricaturas e artesãos de todos os tipos a animarem uma praça que tem tudo para ser o ex-libris de Pombal, ao menos que me roubem a ideia e a executem, e deixem os preconceitos de lado, se faz favor.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.