19 de fevereiro de 2018

Joaquim Mota (1937-2018) - ele é que foi o presidente da Junta


A notícia da morte de Joaquim Mota, que hoje partiu, à beira dos 81 anos, não dirá nada aos que entraram na vida política nos anos recentes, mas calará fundo a todos os que o conheceram, da esquerda à direita - e sobretudo aos que assistiram às suas intervenções na Assembleia Municipal. Houve um tempo em que os presidentes de junta tinham pouco dinheiro, algum poder, mas muito respeito por parte da população que representavam. E nesse tempo a Assembleia Municipal de Pombal era palco, amiúde, das mais inflamadas intervenções.  Como havia 4 ou 5 órgãos de informação, mais a presença constante dos jornais de Leiria e Coimbra, aquela bancada de imprensa que António Rocha Quaresma mandou colocar, no início dos anos 90, nos topos laterais do salão nobre - rapidamente se tornou pequena para todos os que acompanhavam as sessões. Por isso foi uma chatice, quando já no tempo de Narciso Mota (e de Menezes Falcão na AM, seguido de Luís Garcia e de José Grilo) os jornalistas deixaram de estar dentro do salão nobre, recambiados para a sala anexa, com telhado de vidro. Ironia do destino, hoje há dias em que sobra todo o espaço. 
Mas nesse que era o primeiro mandato de Joaquim Mota como presidente da Junta de Carnide (1989-2001, sempre pelo PSD) e eu me estreava nas páginas do Correio de Pombal, em 1993 (mesmo a tempo das eleições mais disputadas da história local) sabíamos que aquelas suas intervenções  eram um deleite. Começávamos todos a gargalhar - tal era a falta de filtro que fazia questão de aplicar, no jeito humilde, de orgulhoso camponês - e terminávamos a engolir o riso, pois que Joaquim Mota levava à AM as suas dores mais fundas. Naquele tempo Carnide era uma espécie de parente pobre das freguesias.
- Falta-nos tudo, menina!
...disse-me ele, daquela vez em que o entrevistei à mesa da cozinha da sua casa, para um suplemento que haveria de desvendar uma terra sem abastecimento de água, sem saneamento básico, más estradas, apenas uma placa a anunciar a construção de uma Centro Social, nem sinais de centro escolar ou pavilhão, equipamentos que nos últimos anos mudaram a vida da freguesia e dos que lá moram.
- Sabe...eu sou PSD mas nem sempre voto PSD...
Fizemos título com a frase, que só espantou os que não o conheciam. Joaquim Mota foi o expoente máximo do presidente de junta, sem peneiras mas preocupado com a sua gente, num tempo em que a delegação de competências ainda estava por vir. No meio daquela desconcertante simplicidade granjeava um enorme respeito entre os pares, fossem ou não da mesma cor política.
Lá em cima terá muita conversa para pôr em dia com velhos amigos autarcas. Lembranças nossas a todos, senhor Joaquim.

3 comentários:

  1. Só o conheci no final da sua longa carreira política; fiquei com a ideia de ser um bom-homem, muito empenhado pela sua freguesia. Condolências à família.

    ResponderEliminar
  2. Paula, o Joaquim Mota e o José Lopes, da Mourisca, foram os meus Mestres.
    PAZ à sua ALMA.
    Espero encontrá-los um dia.
    Até lá.... choro de saudades.

    ResponderEliminar
  3. O Sr. Joaquim Mota era um HOMEM DO POVO, frontal, de diálogo fácil, sabia o que queria e para onde ia, defendeu sempre a sua terra e os seus fregueses, sempre com um sorriso nos lábios e sem problemas de dizer o que lhe ia na alma, seguindo sempre o seu instinto da verdade. Conheci o desde os meus 20 e poucos anos, sou suspeito porque tinha-mos muita simpatia um pelo outro. SR: JOAQUIM MOTA DESCANSE EM PAZ. as minhas condolências à família

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.