20 de dezembro de 2018

A segunda-feira sem carne uma vez por mês

A longa e pomposa iniciativa “Segunda sem Carne” foi rapidamente reduzida à iniciativazinha “Segunda sem Carne uma vez por mês”. Se o ridículo matasse muitos candidatos a políticos morreriam à nascença.
O problema - da coisa – não está na frequência, está no fim: educar pela imposição – e esse mantem-se, independentemente da frequência. Mais: por detrás desta forma de fazer política está a face oculta do moralismo cristão, que devagar, devagarinho, vai moldando, educando, impondo. Isto é o oposto da sociedade livre, da livre escolha.

1 comentário:

  1. Esta iniciativa, faz-me lembrar este mito urbano: diz-se que no século XV, na Inglaterra, onde uma lei impunha regras sobre os nascimentos. Pessoas que desejassem ter uma criança receberiam um documento no qual estava escrito "Fornication Under the Consent of the King" ("fornicação sob consentimento do Rei ") e a fixavam em sua porta. Embora popular tanto na tradição oral como escrita, esta etimologia tornou-se uma lenda urbana.
    Ora só falta a Junta de Freguesia elaborar um documento para afixar nas portas das pessoas com a designação: Comendo a Sopeira sob consentimento do Pedro Pimpão.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.