1 de agosto de 2019

Crónica de uma saída anunciada


Pela primeira vez na história do poder local democrático, Pombal ficou de fora das listas do PSD à Assembleia da República. A saída de Pedro Pimpão foi ditada pelos órgãos nacionais do partido, porque Rui Rio não perdoa aos que não lhe foram fiéis em devido tempo - como foi o caso do político-prodígio, quando decidiu apoiar Santana Lopes. 
Nada que aqui na terra não seja prática comum, internamente, mas é sempre mais fácil apontar o agreiro nos olhos do outros...
Mais tarde, na contenda do líder com Luís Montenegro, o nosso Pedro ainda tentou emendar a mão, escondendo-se: quando soube que a votação seria de braço no ar, ficou em casa.

De modo que é um deleite apreciar os comentários nas redes sociais dos sociais-democratas cá da terra, condoídos com a injusta saída de Pimpão, em particular, e com a ostracização de Pombal, em geral.
Já dizia Winston Churchill que "uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir". Neste caso, deu apenas meia volta. E há aqui várias perguntas a fazer, já que ninguém no partido se lembra que ele tenha colocado o lugar à disposição, apenas ficou gravado o momento em que não aceitou ser o número 5 da lista. Mas porquê, Pedro?
1. Se o PSD continua a esmagar no distrito, por que não luta ele pela (re)eleição? 
2. Se estava determinado a regressar à terra e ocupar (finalmente e de facto) o lugar de presidente da Junta de Pombal, por que razão a concelhia fez saber que "ou era ele ou ninguém", mesmo quando a estrutura superior pediu à concelhia que indicasse uma mulher, nesse caso para ocupar o 4º lugar da lista?
3. Que moral tem Fernanda Guardado para 'espingardar' contra o partido, quando à concelhia foi proposto o seu nome para esse lugar?
4. Que papel é o de Manuel António - além de porta-voz de Pedro Pimpão - na concelhia laranja?

De maneira que estava escrito nas estrelas que isto iria acontecer, mas não é razoável que um partido fique refém de um nome, por mais popularucho que se apresente. Podem enfiar a viola no saco os trovadores que ontem lamentavam por essa rede fora que Pombal tenha ficado de fora da lista. Na verdade, a questão das listas e de quem ocupa qual lugar não passa de uma grande falácia nas eleições. O povo vota no cabeça de lista nacional, naquele que quer ver primeiro-ministro. A ordem das listas vale zero para o eleitorado. 
Só conta para quem se quer fazer eleger. 

2 comentários:

  1. Paula Sofia, estou a comentar porque tu tens o dom de acertar nisto tudo. Conheces melhor o PSD de Pombal que a maioria dos militantes. Não há dúvida que esta foi a primeira grande derrota do Pedro Pimpão na sua vida pública. Isto pode levar dois caminhos. O mais simples que é ir em 2º lugar nas listas para as Autárquicas, o Diogo nas próximas legislativas é o líder natural para ir em lugar elegível, representando o norte do distrito. Pedro Pimpão fica assim com o caminho aberto para concorrer á Presidência da C.M.P pelo PSD. O Caminho mais tortuoso é avançar já como potencial Candidato á Presidência da C.M.P. já em 2021. Este deverá ser o caminho em que mais militantes apostam, pois durante este Bodo tive muitas conversas com Laranjas e Clementinas e está tudo farto da Governação de D. Diogo, sangue azul do Cardal.

    ResponderEliminar
  2. Então que se sentem e esperem por melhores dias. Mas sem pressas.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.