5 de outubro de 2019

Shame on you!

Após um episódio (irreflectido diria eu), do nosso Primeiro Ministro numa acção de campanha, logo fomos inundados nas redes sociais por comentários de espanto, de revolta, preconizados por cidadãos pombalenses com responsabilidades politicas aqui no burgo.
Palavras como “tenho vergonha de ter este primeiro ministro”, “arrogante”, “vergonhoso”, entre outras, foram utilizadas amiúde.

Felizmente estamos em Democracia, bem esse que nos dá liberdade de expressão, dotando-nos a TODOS a exercer de acordo com as nossos crenças e valores. Respeito isso!
Mas não consigo ficar indiferente à hipocrisia e à incoerência. Porque os mesmos que hoje acusam o acto (condenável é certo) do Primeiro-Ministro, acobardam-se ficando em silêncio quando por várias vezes o nosso Presidente da Câmara ao longo deste mandato e no anterior, assumiu comportamentos deploráveis, não só com os seus adversários políticos, mas inclusivamente e muito recentemente, com o administrador da PMU!

Onde estavam estas mesmas vozes quando Diogo Mateus mandou Jorge Claro “tratar-se”?
Onde estavam estas vozes quando Diogo Mateus levantou uma calúnia sobre a minha pessoa imputando-me uma venda à Câmara, que quando viu que estava errado, implicou familiares meus só para me atingir politicamente?
Onde estavam estas vozes quando mês após mês, fomos assistindo a verdadeiras vergonhas de comportamento nas reuniões de câmara publicas, com trocas de acusações e insultos, entre o Presidente e Narciso Mota (um idoso com idade para ser seu pai…)?
Onde estavam estas vozes quando Diogo Mateus publicamente humilhou o Eng. Carreira?
Onde estavam estas vozes quando sistematicamente nas assembleias municipais, se permite que deputados do PSD distratem arrogantemente e vergonhosamente a deputado do BE?

Digo muitas vezes isto: na política não vale tudo! Não pode! É isto que afasta os cidadãos dela e faz com que coloquem os bons políticos, tudo no mesmo saco.

Por isso repito: Shame on you!

3 comentários:

  1. Cara Marlene admira-se e revolta-se contra o quê?
    Nas redes sociais o que impera é a má-lingua, tema preferido de muitos porque aporta aos opinantes assim uma espécie de superioridade intelectual enebriante.
    A maior parte de nós tem vidas medíocres, sem história nem substância, de forma que a opinião mordaz sobre os outros é uma espécie de desporto nacional com muito mais adeptos do que o futebol, porque sempre se fica com uma sensação de participação, que conta, na necessidade de alimentar egos vorazes num deserto de acontecimentos próprios que o permitam mais positivamente.
    Chama-se "espírito humano" que pessoalmente não tenho em grande conta embora alguns, muitos felizmente, se tenham conseguido desamarrar destas baixezas de espírito e contribuído positivamente para a evolução de todos.
    Chamam-se "Elites" que nem condeno nem defendo, apenas constato.
    Ora nos casos locais que compara, que são públicos e sobre eles se opina, em crítica ou em defesa, fruto da liberdade de expressão e de imprensa, constata-se outra "qualidade", muito própria nossa gente, chamada cobardia, dado que para invectivar os distantes se faz aos berros e à boca cheia, mas localmente poucos se atrevem a fazê-lo por receio das consequências que inventam nos seus espíritos "cobardes".
    Pode até questionar: Mas a si não o vi condenar nada localmente, e é verdade, mas também não me viu condenar o Costa longínquo, nem aqui nem nas redes sociais, o que não quer dizer que não tenha emitido a minha opinião própria e isenta, até talvez com resultados mais eficazes onde considerei justo e oportuno.
    Termino contando uma história muito ilustrativa destas visões e comportamentos:
    Dizia um americano para um russo no tempo da URSS:
    O meu país há liberdade a sério porque eu posso ir para a frente da Casa Branca dizer mal do presidente dos estados unidos que ninguém me prende.
    Responde o russo: Olha a grande coisa, lá no meu país também há porqie me posso pôr em frente ao Kremlin a dizer mal do presidente dos estados unidos que também ninguém me prende...
    Afinal não são só os portugueses nem só os pombalenses,é toda a sociedade, logo, CONFORME-SE, porque sobre isto nada vai mudar!
    E que o vencedor das eleições governe o nosso país com tranquilidade, sabedoria e visão social, a bem de todos nós.
    Um abraço
    MS

    ResponderEliminar
  2. Amigo Serra, mas quando nas redes sociais os principais "activos" nesse tipo de baixa politica é alguém com grandes responsabilidades no seu partido no Concelho e na autarquia está tudo dito sobre o PSD de Pombal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roque, nem sei a quem se refere porque face é coisa que uso pouco e por isso só comento aqui às vezes.
      Mas sempre lhe digo que assim como uma andorinha não faz a primavera tb a opinião de alguém do meu partido,porventura mais acalorada, não compromete todos, por mais elevada que seja a sua posição ou responsabilidades.
      O que compromete este e qq outro partido são as posições oficiais assumidas pelos órgãos proprios, e sobre isso não dei por qualquer excesso partidário.
      E é por isso que discordo em absoluto com a sua conclusão do "está tudo dito"!

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.