15 de outubro de 2019

Isto cheira mal, senhores


Há coisa de duas semanas algumas dezenas de habitantes reuniram-se na sede da antiga Junta de Freguesia da Mata Mourisca, por causa de uma pecuária cujo processo de licenciamento está há meses na Câmara Municipal de Pombal, correndo o risco de ser aprovado. Fica entre as localidades de Moita do Boi e Mata Mourisca.
Há quase 20 anos que aqueles pavilhões ali estão, de pé, sem nunca terem sido utilizados para fim com que foram construídos: este mesmo, o das suiniculturas. Mas o antigo proprietário atirou a toalha ao chão, de modo que a população andava descansada. Depois vendeu aquelas instalações a uma empresa de Janardo (Leiria), dedicada a este negócio de porcos. 
É preciso não conhecer aquele população para acreditar que é assim, de ânimo leve, que se instala uma pecuária junto daquelas casas e perto daquela ribeira sem que haja um levantamento popular. Melhor fora que todos fizessem o trabalho de casa, a começar pelos presidentes da Junta do Louriçal, José Manuel Marques, e da União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, Gonçalo Ramos, que garantiram de viva voz aos fregueses que estão a seu lado, para o que der o vier, que tratariam do assunto em reunião aprazada com o presidente da Câmara. Perante o registo a que nos habituaram nas reuniões da Assembleia Municipal - em que um passa a graxa e outro o pano - é melhor que a população se ponha esperta. E se quer garantir que é (mesmo) ouvida, que o faça por sua conta. Pois que as cautelas do autarca do Louriçal em querer manter "para já" a comunicação social de fora podem resultar aqui no burgo, mas não mais do que isso. 
Não duvido nada que um e outro estejam desse lado da barricada, pois que ninguém gosta de levar com cheiro a merda de porco ao pé da porta (mesmo com as ridículas garantias da técnica que apontava como solução o cheiro dos eucaliptos a 'cortar' o outro), mas têm aqui uma excelente oportunidade de mostrar de que massa são feitos, senhores. É esse o "modus operandi" que se espera, Gonçalo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.