9 de outubro de 2020

O esvoaçar dos querubins

A Política já foi vista - na Grécia Antiga - como a mais importante das artes humanas, capaz de proporcionar às pessoas os mais elevados de todos os bens - o bem-comum e a ordem pública. Na época absolutista transmudou para a arte de capturar e preservar o poder. E na democracia passou a ser a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros. Mas até neste propósito se tornou desprezível.

Se a Política se tornou fastidiosa, o dirigente político tornou-se insuportável. E abaixo, bem abaixo, do dirigente político está o dirigente partidário, uns querubins que esvoaçam a toda a hora no éter, saracoteando poses e lantejoulas; criaturas de que não se conhece ideia ou pensamento, nem mesmo sabem para que serve a política, mas julgam que basta estar para ser (político).

Há fenómenos, como disse Pessoa, nos quais faz grande diferença se os encaramos de cima ou de baixo. A prostituição é claramente um deles. E a política - que se lhe assemelha, tanto nos esquemas como nos termos - é outro. Mas entre o (dirigente) político que nos quer (mas não nos sabe) comprar, amemos a prostituta que quer que a compremos, porque esta ama, ao menos, o comprarmo-la. 

4 comentários:

  1. Oh Malho você anda a ficar um bocado amargo, assim tipo militante dos "vencidos da vida" e isso faz-lhe mal ao fígado e à disposição.
    Eu cá não amo a prostituta, nem em sentido figurado, porque também não quero comprar o que ela vende, nem em sentido real!
    Nesta sociedade imperfeita tudo é imperfeito embora sempre em busca da perfeição, nas empresas, nas instituições, nas associações, e também na política e nos seus dirigentes. Estes fazem o melhor que podem e sabem naquilo em que se empenham, muitas vezes sem sucesso, é certo. Porém, só a tentativa e erro são caminho para a descoberta da verdade e do sucesso: São as armas da ciência e também da politica.
    O Paraíso, O Valhala, Shangri-la, a Budancia, são tudo paradigmas espirituais que se buscam mas que nunca se alcançam, pelo menos nesta vida se é que existe outra para além, porque esse final seria o epílogo da razão da própria existência.
    Se compreendermos a vida desta forma ficamos todos muito mais acertados e conformados com a imperfeições de todos nós, onde teremos de fazer ressaltar principalmente as boas intenções de cada um de nós.
    É assim que eu considero a vida acreditando no melhor de todos nós e até mesmo nunca perdendo a esperança que alguns, como o Roque, se regenerem para deixarem de me chatear todos os dias!
    Pensamento positivo homem, porque se não existirem dirigentes partidários maus ou bons a alternativa seria a ditadura, que não é melhor, ou a anarquia que seria péssima.

    ResponderEliminar
  2. Texto muito bom, subscrevo-o, tanta verdade em tão poucas linhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu escrevi foi uma consideração para o texto do Sr. Malho!

      Eliminar
  3. A politica é como a mecânica. Num parafuso a direita aperta e oprime...a esquerda liberta e alivia. Políticos maus a corruptos encontram-se dos dois lados da barricada. Por vezes concordo com alguns amigos que tenho e que abominam quem anda na vida pública. Dizem eles se fossem bons e honestos não se metiam na politica...Não sou tão radical porque já tive o privilégio de conhecer gente boa na politica. São verdadeiras excepções que confirmam a regra. Caro Conde do Oeste...quando eu decidir verdadeiramente "picar-lhe os miolos" fuja...Mas como não bato em cadáveres políticos está a salvo.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.