22 de maio de 2021

Políticos de casos&casinhos

O movimento NMPH foi o maior flop da política pombalense. Morreu há muito tempo, mas desgraçadamente ninguém o enterra. Daquele inorgânico grupo salvou-se a doutora Anabela: não incomodou ninguém - entrou muda e saiu calada. Já o mesmo não se pode dizer dos outros.

O engenheiro Mota é uma tramela falante movida pelos ventos (pelos casos) que lhe sopram aos ouvidos. Gaba-se que estudou muito mas percebe-se, em tudo o que diz e não diz, que não aprendeu nada ou já esqueceu tudo, seja de linguística, de geografia, de hidráulica ou do que quer que seja. Custa ouvir aquela mente turva, baralhada, arrastada, talvez pelo reumatismo neurótico, discorrer sobre tudo e sobre nada, somente com palavras e nunca com pensamentos minimamente estruturados.

O doutor coiso é a outra face da mesma má-moeda; distancia-se do patrono – e até zomba dele – mas faz, também, política com casos. O engenheiro mota com casos “carismáticos”; o doutor coiso com casos particulares/familiares.  

Do (des)humano Pedro ainda havemos de falar…, por que ainda não morreu.


Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.