10 de dezembro de 2021

As listas de deputados - do concelho charneira a Pombal feito num 8


 


O PS distrital aprovou ontem à noite a lista à Assembleia da República, que - sem surpresas - será encabeçada por António Lacerda Sales, Secretário de Estado da Saúde. Dias antes, já o PSD anunciara como cabeça de lista pelo distrito de Leiria um dos homens de Rio - Paulo Mota Pinto, que agora é o nosso presidente da Assembleia Municipal. Ora, como aqui vaticinou o Adelino Malho em post anterior, era de crer que o PSD local tinha tudo para se espalhar ao comprido, ao apostar numa infantil cartada como aquela de fazer anunciar a promessa João Antunes dos Santos: foi como a pescada - antes de ser, já o era. O que lhe sobrou foi, afinal, um 8º lugar na lista de deputados. Ora, seria preciso recuar ao tempo do Cavaquistão para sonhar com uma hipotética eleição. 

Do lado do PS, foi esse o lugar oferecido a Joel Gomes, o nosso Joelito, que deu uma de Pedro Pimpão em seu orgulho ferido (lembram-se das últimas eleições?) e recusou ir naquele lugar. De maneira que não vai em lugar nenhum. É claro que, à boa maneira do PS, a lista aprovada era apenas uma das três que apareceram. E em cada uma delas havia um nome de Pombal entre os suplentes, "à revelia" da concelhia. Uma chatice que doutora Odete considerou deslealdade, quando subiu ao palanque, na noite passada. Alguém lhe acuda, que está tudo contra ela...

Feitas as contas, estamos feitos num 8. Um oitavo lugar nas listas. Se no caso do PS é compreensível, pois que os resultados eleitorais não merecem mais do que isso nem podem reclamá-lo, já no caso do PSD é no mínimo estranho chegarmos a este estado. Não há memória disto nos ter acontecido na história da democracia em eleições livres. Vai-se a ver, o concelho charneira foi-se, de vez. 

ps: A excepção destas eleições em Pombal é Lina Oliveira, do BE, que ocupa o 2º lugar na lista de deputados por Leiria. 



4 comentários:

  1. Paula, mostras tão bem que quando as pessoas não têm consciência da sua condição, e da sua circunstância, o tempo, mais tarde ou mais cedo, acaba por colocá-las no seu lugar.
    O resto são só cenas indignas, de gente de fraco entendimento.

    ResponderEliminar
  2. Foi a noite das facas longas no PS Leiria. Quanto a Pombal, a Presidenta do PS unipessoal, há muito que perdeu a noção do ridiculo, nem sabe sair de cena com dignidade, pois o mensageiro ontem falou tudo, sobre ela. RIP

    ResponderEliminar
  3. Paula Sofia, na lista C, que foi a sufragio, estava um militante em lugar ELEGIVEL, ou seja nos QUATRO primeiros lugares.

    ResponderEliminar
  4. Sobre o PSD e Pombal e a sua indigitação para a lista de deputados, o elemento escolhido, embora novo, tem tudo para fazer uma boa prestação e não se esqueçam que todos fomos novos um dia e que não é no fim da vida que se está pronto para desempenhar certos cargos porque sem alguma experiência a velhice também de nada vale.
    O partido teve eleições para o seu presidente e apresentaram-se dois candidatos, normal em democracia.
    Um perdeu e outro ganhou, logo também é normal que aqueles que apoiaram "mais" o vencido consigam posições "menos" destacadas.
    Pombal até tem o cabeça de lista de Leiria, e acham isso pouco? Paulo Mota Pinto pode ser de Coimbra mas se o seu coração não estivesse em Pombal nunca teria aceite o lugar de presidente da Assembleia Municipal. Logo, teremos um defensor de topo da nossa terra lá no Parlamento.
    Seria melhor se tivéssemos dois, pois seria mas Roma e Pavia não se fizeram um dia, e quem é novo tem sempre tempo de aguardar pela sua vez que estou certo acontecerá.
    O que eu estranho aqui em Pombal é a desorganização do PS, com tanto ruído e desentendimento interno. Pergunto: Com este tipo funcional onde todos ralham uns com os outros como é que acalentam vir a conquistar lugares de direção no conselho quando nem a própria casa sabem dirigir? Pelo menos é o que transparece do que aqui vai sendo dito e dissecado.
    João Santos garantidamente irá fazer o seu percurso de formiga até chegar à assembleia e mais à frente...
    E o PSD local nem precisa de enfrentar bem o jogo político com o PS porque no campo do derby são tantos os autogolos que a vitória está sempre assegurada...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.