30 de dezembro de 2021

O doutor Pimpão quer enganar-nos!

Dos documentos provisionais para o próximo ano, e para o quadriénio, discutidos e aprovados recentemente, pelo executivo e pela AM, constava o Mapa de Pessoal. Por norma, é um documento pouco valorizado e pouco escrutinado, por razões que se compreendiam. Desta vez voltou a sê-lo... Erradamente.

O documento prevê a contratação de mais 216 funcionários, o que representa um acréscimo de 45 % no quadro de pessoal – a câmara tem actualmente 477 funcionários. 



A câmara de Pombal teve sempre uma eficiente gestão do pessoal, daí a sua reconhecida solidez económico-financeira; mas o doutor Pimpão parece empenhado em mudar o paradigma, em meter carradas de pessoal na câmara. No entanto, quando se olha para o orçamento, verifica-se que o doutor Pimpão promete não aumentar a despesa com pessoal ao longo do mandato. Cresce uns míseros 3%, de 13.032 M€ em 2022 para 13.480 M€ em 2025.

A bota não bate com a perdigota. O doutor Pimpão não sabe prever nem planear. E a oposição não sabe confrontar - distrai-se com fait-divers, e descompromete-se com uma crédula abstenção.

5 comentários:

  1. Amigo Malho.
    Em Março de 2022, por obrigação legal, há delegação de competências e transferência de recursos humanos da educação e da saúde, pessoal auxiliar e administrativo, para a esfera camarária.
    Assim sendo quer-me parecer que esse acréscimo de 216 funcionários será cabimento em quadro de pessoal para os absorver...e não aquela conclusão esdrúxula que o meu amigo logo respiga.
    Assim, a bota só não bate com a perdigota quando se omite a razãozota.
    Penso eu de que...
    Um bom ano Novo.

    ResponderEliminar
  2. Oh Amigo Serra,
    E é o meu amigo "deputado" na AM; e esteve o meu amigo na AM; e foi o meu amigo um ilustre presidente da junta...
    Pelo que escreveu, percebe-se que meu amigo não leu o documento e adormeceu quando isto se discutiu.
    Bom Ano, e melhores dias.

    ResponderEliminar
  3. Bom Dia e bom ano. Só tenho uma pergunta a fazer: Ainda estão 216 militantes do PSD de Pombal sem emprego?

    ResponderEliminar
  4. Amigo Malho, convenho que respondi por impulso e ainda não fui analisar a coisa profundamente. Aliás se reparar na hora da resposta percebe-se que terá de ser mais uma conclusão que dê sentido a coisa, que de outro modo não o terá.
    E como isto não é um exame de faculdade digamos que se permite, de ambos os lados alguma especulação, que possa explicar a dúvida.
    E, ainda sem analisar os documentos, não fará qualquer sentido aumentar em 50% o quadro de pessoal sem uma razão forte, que para mim só poderia ser a que avancei. Ou então um erro grosseiro que ninguém deu por ele.
    Aliás outro erro será haver aumento de pessoal sem haver aumento de custos com os mesmos...
    Eu pretendo mesmo, talvez sem êxito, erradamente, mea culpaea mea culpa, é discordar da sua conclusão sobre a incapacidade de prever e planear...
    Se erro houve não será difícil retificar, agora deitar fora o bebê com a água fria do banho é que é errado.
    Irei ver a coisa melhor logo que possível e depois falamos...
    Mas espero que me reconheça o direito a por vezes falhar, sem contudo ter de proscrever o comentador...

    ResponderEliminar
  5. Amigo Serra,
    Claro que a especulação é aceitável no debate político...
    E claro que a ideia antagónica, mesmo inconsistente, é estimulante do debate e da boa solução.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.