O povo, na sua imensa sabedoria, costuma dizer que é mau sinal festejar antes do tempo. Esta manhã o Pedro veio às redes embandeirar em arco porque, pasme-se, o PSD é a única força política que concorre em todas as freguesias.
Percebo a euforia, a sensação de vitória antecipada, mas o Pedro esquece-se (como tantas vezes) que continua a ser presidente da Câmara. E ver-se a este espelho deveria fazê-lo corar de vergonha. Porque esta foi a estrada que ajudou a abrir, num concelho onde prevalece o "medo de dar o nome", de "dar a cara", de afrontar o poder. E é um bocadinho triste embrulhar-se nesta lençol de vaidade, mesmo que depois misture ali não-sei-quê de humildade.
Por este andar, chegará o dia em que dispensa eleições.
O que gostaríamos de ver: que os anos teriam ensinado alguma coisa ao Pedro, e que esta forma de despovoamento o preocupava, enquanto autarca. Mas ao contrário, prefere viver numa realidade paralela. Ah, sempre precisa do PS para alguma coisa: não contente com os 10 slogans que o acompanham, ainda se socorre do slogan usado pelo malogrado António José Rodrigues, nas autárquicas de 2001 - Vamos a isto Pombal!
Vamos pois. Com toda a lata.
Boa tarde, vou comentar mas com muito amor e carinho: Não é para admirar que um partido que tem o poder absoluto desde 1993 e que controla quase todas as Instituições do Concelho e também as Associações, consiga ter gente para encher as 19 listas a concorrer nas autarquicas. Como diz o velho ditado: "Não ha almoços grátis". Tenho muita pena que o PS, com esta liderança, deixe tantas freguesias por concorrer. Nunca aconteceu. É de enaltecer tambem a capacidade de mobilização por parte do Pombal Independentes e do CDS-PP.
ResponderEliminar