23 de agosto de 2018

Tartufices

No verão passado, Pedrogão Grande (e os concelhos limítrofes) foi devastado por um violento incêndio que provocou a maior tragédia humana, neste tipo de catástrofe, em Portugal.
Os portugueses (e não só) desencadearam uma onda de solidariedade que permitiu disponibilizar, em pouco tempo, recursos financeiros e materiais mais do que suficientes para reparar os prejuízos materiais e restabelecer a normalidade possível daquelas vidas e daquela frágil comunidade.
Pensou-se que o mais difícil - o possível - estava feito. Puro engano! A reportagem da TVI sobre a reconstrução das casas em Pedrogão Grande, que passou ontem no Jornal da Noite, mostrou-nos uma mistela abjecta com as piores misérias humanas: a mentira, a hipocrisia, a desonestidade, o compadrio, a injustiça, a corrupção, a trafulhice, o aproveitamento pessoal, o roubo. O que choca não é que estes vícios e irregularidades estejam mais uma vez presentes na distribuição de dinheiros públicos – infelizmente, já estamos habituados. O que repugna profundamente é ver o patamar de desfaçatez que se atingiu; é verificar que até na presença de abundantes recursos materiais, os verdadeiramente necessitados são marginalizados, e os amigos e os oportunistas que pouco ou nada perderam são beneficiados de forma obscena.
Pobre terra, onde a corrupção brota à vista desarmada como um fungo. Pobres coitados, que tem à sua frente gente sem pinga de vergonha - uma cambada de impostores sem princípios e sem pudor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.