15 de fevereiro de 2020

Se a Greta Thumberg visitasse Pombal...


Se a Greta Thumberg visitasse Pombal naturalmente seria consistente com as suas afirmações com a necessidade de investir em energia renovável.

Provavelmente iria sorrir ao olhar para o parque e
ólico da Serra do Sicó, possivelmente o maior investimento em energias renováveis no Concelho e também porque esse investimento não obedeceu às regras de mercado mas por uma aposta nas energias renováveis que justifica em parte a nossa conta de electricidade elevada. 

Iria talvez questionar sobre o reforço da frota de transportes do Município, nomeadamente o orçamento aprovado para o novo autocarro para substituir o actual já com 16 anos e o reforço de 5 novas viaturas para a rede POMBUS com o valor previsto de 450.000. Franziria o sobrolho e questionaria se não seriam eléctricos ou a hidrogénio.

Iria certamente perguntar sobre as 100 bicicletas anunciadas em 2011 para que pudessem ser usadas na ciclovia então inaugurada.

Mas em 2020 não iria questionar certamente sobre os recursos hidrográficos. Claro que não. Claro que 2020 a questão da poluição do rio Arunca e das ribeiras do Concelho nem seria um assunto... mas é...

A ausência de fiscalização e de saneamento básico na grande maioria das habitações faz com que esgotos de empresas e domésticos lá vão parar. 

É que alguém convence o Sr. José (nome fictício) que tem que pagar 60 para o camião da PMUGEST ir lá a casa vazar a fossa? É que fica mais barato ligar ao tractor que não se sabe bem onde vai descarregar... Ou então usar a bomba eléctrica e mandar para a terra... mais fácil ainda é abrir uma ligação directa ao ribeiro e quando chove mais... ninguém nota...

Facto é que aquelas memórias de dar um mergulho no ribeiro eram bonitas... mas agora nem o pé lá mete... e não deixa que os netos o façam...

Como a Greta se preocupa com questões estruturais, valham-nos os nossos "Gretas" como o Sr. Ramiro Silva que denunciou mais uma situação deixando esta foto no parque de merendas da Ilha no ano passado... Até à data não se conhecem consequências...

Num ano em que se anunciaram 6,4 Milhões de Euros para saneamento básico é bom lembrar que o saneamento básico é considerado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como direito humano universal desde 2015. Seria de bom tom que, enquanto não existisse saneamento básico, o serviço de limpeza das fossas domésticas fosse gratuito e garantido pelo município.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.