7 de maio de 2021

Oh, os pobrezinhos...

Há uma canção que pelo menos a vereadora Ana Cabral há-de conhecer bem, que podia servir de banda sonora para acompanhar as fotografias tão lindas e verdejantes que a Câmara de Pombal exibiu nas redes sociais: "vamos brincar à caridadezinha", de José Barata Moura.

O insólito aconteceu no dia 3 de Maio, que só por acaso é Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, mas esse, por cá, não convém assinalar. Pode dar ideias. E então, o pé de câmara estava lá a registar o momento descrito como 'desenvolvimento social': O Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Alves Mateus, visitou esta segunda-feira, 3 de maio, o edifício da antiga escola básica dos Penedos, que após obras de recuperação permitiu alojar um munícipe em situação social de vulnerabilidade, atestada quer pela Junta de Freguesia de Almagreira, quer pela Comissão Social de Interfreguesias Carriço, Louriçal e Almagreira.

A necessidade de exibição chega a este ponto, fazendo tábua rasa dos direitos dos outros, os tais mais vulneráveis. Ou então pelo menos naquele dia D. Diogo não se lembrou de uma citação bíblica que era suposto conhecer de cor: "Quando, pois, deres esmola, não permitas que toquem trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: Já receberam a sua recompensa. Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua direita, a fim de que a tua esmola permaneça em segredo" - MT 4, 2-4a.

Foi (s.) Mateus quem o disse. O verdadeiro.



3 comentários:

  1. Este tipo de acção é típico da direita, á semelhança da instituição da Isabel Jonet. Esta gente de direita quer o povo cada vez mais empobrecido e menos instruído para governarem ao seu belo prazer e depois lançar umas migalhas para o povo agradecer. Em Pombal a direita governa desde 1993 e deverá continuar, pois o comodismo do eleitor assim o permite.

    ResponderEliminar
  2. Amiga e camarada Paula Sofia, eu pobrezinho me confesso, que fiquei muito constrangido com o teu post, postado, sabe Deus com que objectivo, com o apoio de ínvias cançonetas, por muita consideração e estima que eu tenha pelo bardo José Barata Moura.
    Já não falando nos pobres de espírito, não será que não te querias referir ao provérbio que reza: “Quando a esmola é grande, o pobre desconfia”?
    Saúde e Fraternidade

    ResponderEliminar
  3. Apenas gostava que me explicassem porque é que na àrea geografica de Pombal há 2 pesos e 2 medidas diferentes para situações iguais

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.