28 de agosto de 2021

Folhetim mexicano: Joelito, el Raspador

III – De como um sacrifício individual se transformou num desafio colectivo

Quando a estecticista Rosa entrou na sede rosa, para entregar o terceiro fornecimento, encontrou Joelito extenuado, de tanto raspar. Meteu conversa.

- O senhor está muito cansado. Por que não descansa um pouco? Tem-se alimentado? E dormido?

- Nem me diga nada, colega; não vejo o dia disto terminar…

- Por que não pede ajuda aos seus camaradas de partido? 

- Tenho medo de os incomodar; eles podem ficar chateados – eles trabalham.

- Mas o senhor precisa de ajuda; uma pessoa, por muito serviçal que seja, não raspa catorze mil canetas de enfiada!

- Mas sabe: eu voluntariei-me…

- Pois; mas sabe qual é o maior problema desta casa?

- Não, diga lá.

- Muita caneta e pouca gente que saiba escrever.

- Não diga isso, colega; temos muita gente que sabe escrever.

- Não me percebeu ou eu não me expliquei bem. Saber escrever, sabem; não sabem é escrever o que deve ser escrito; sabe: para escrever o que deve ser escrito é preciso pensar, querer pensar, saber pensar.

- Não diga isso, colega.

- Digo-lhe mais: se o meu salão fosse gerido como gerem isto, há muito que já tinha fechado portas. Vou falar com a doutora… 

E assim fez a resoluta estecticista.

No dia seguinte, apareceu uma ajuda, depois outra, e depois mais outra… Passados uns dias a sede estava cheia de raspadores de canetas e foi preciso montar um sistema de alertas de capacidade esgotada. É neste fadário, que roça o absurdo colectivo, que estas alminhas sem alma nem pensamento consomem o seu tempo e as suas fracas energias.

Joelito, el Raspador, um chico que tem mais alma de cântaro do que de político, é a figura maior destas cenas de tragédia cómica. Mas não é o culpado desta desgraça colectiva. Porque deixa de haver culpados onde erram todos. 

Miguel Saavedra

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.