10 de novembro de 2021

Última hora - ou o jornalismo de paróquia


Sabemos que baixámos ao nível zero - ou abaixo dele - quando os órgãos de informação chamam 'última hora' e fazem directos nas redes sociais com o regresso de uma estatueta a um lago - ou um charco, para sermos mais rigorosos. O 'menino do peixe', uma espécie de Manneken Pis dos pobres, regressou esta manhã ao Jardim do Cardal, depois de "desaparecido" nas obras do mesmo. É claro que há temas que não interessam aos media locais. Por exemplo: a mega operação policial que decorreu durante a madrugada de domingo numa rua do centro da cidade (e levou à detenção de várias pessoas); o clima de insegurança que assola as imediações da Escola Secundária de Pombal e tem obrigado à intervenção policial quase diária; a situação periclitante do Centro Escolar de Pombal (corta, não convém alarmar os pais nem a comunidade e aquilo era uma parede exterior); a medalha que afinal Diogo Mateus não vai receber porque não aceitou  o convite ou nem sequer o recebeu - depois de aprovada a comenda e tornada pública aqui no Farpas (voltaremos ao caso mais mais logo, com detalhes). Este sim, revela-se muito mais fracturante.

Em resumo, #seguimos juntos e felizes, lado a lado, poder político e aquele que em tempos foi chamado de quarto poder. Lembrem-se: não há almoços grátis

2 comentários:

  1. Afinal o menino do peixe era mais uma Birra do Príncipe e do Obras-Tortas. Ninguém se vai lembrar deles pelo seu legado. Na questão da Comenda, D. Diogo esteve ao seu nível, afinal se o empurraram para fora, não fazia agora sentido atribuir a medalha da hipocrisia. Sinceramente estou a achar este inicio de mandato tão estranho, que já só peço que entre na linha, para o bem de Pombal. Pelo menos já pintaram a ponte e colocaram postes para as bandeiras das Freguesias...Pedro, eu já sabia que, vossa senhoria, para festas e honrarias sabe da coisa, estou para ver quando tiver que tomar aquelas decisões difíceis como vai correr...

    ResponderEliminar
  2. Paula, desculpe.
    O rigor da sua prosa que apelida de "charco" um efetivo, útil por decorativo, lago artificial, em nada aumenta o seu crédito ou a força dos seus argumentos, uma vez que mais parece um escarnecimento de uma obra que alguém há muito construiu com o esforço possível da época, que faz parte já do histórico do nosso Pombal e que muito agrada a muitos cidadãos, incluindo o discutível menino do peixe.
    Sobre a sua opinião sobre a imprensa local nada tenho a criticar, é a sua, apenas relembro que não me parecem ter índole de Correio da Manhã a relatar e eventualmente agitar a população com notícias bombásticas de intervenções policiais ou abatimentos de estruturas publicas mal feitas a transmitir à população uma sensação de fim de mundo na cidade e da sociedade distópica em que já hoje estamos envolvidos.
    Concordo que tem direito à sua opinião e o direito de não gostar, mas daí a classificar tudo como seguidistas do poder politico e como se isso fosse um oportunismo bacôco é que me parece exagerado.
    Para essas noticias mais agitadoras e algumas especulativas está cá o Farpas que o faz, na minha opinião, bem feito.
    A medalha a DM é só uma estória sem história.
    Saudações farpistas

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.