25 de agosto de 2022

A política ambiental 'de carregar p'la boca'


 

O executivo lá veio, todo pimpão, fazer propaganda de mais um feito: o investimento de meio milhão de euros (isto enquanto houver dinheiro vai ser um fartote, quando se acabar logo se vê...) num autocarro (além de outros quatro veículos ligeiros) todos eles consentâneos com a nova ambição, que - já se sabe - é verde. Ecológica, portanto. Mesmo que os peixes morram no Arunca todos os dias. Mesmo que este contrato já tivesse sido assinado pelo anterior executivo, quem sabe andar nisto é o Pedro. E divulgá-lo bem.

O que pelos vistos ninguém sabe que, como dizem os antigos, os carros não andam com água. Nem os elétricos. Ora, como é sabido, a cidade de Pombal dispõe de apenas um único posto de abastecimento com duas tomadas de carregamento para os carros elétricos (na avenida Heróis do Ultramar). Portanto, ainda bem que a Câmara dá exemplo, e pelo menos a aquisição do autocarro foi aprovada "com o respectivo carregador", segundo o comunicado da autarquia. 

6 comentários:

  1. Na minha humilda opinião todos os POMBUS deveriam funcionar com energia mais limpa. Seja ela eléctrica ou mesmo a GPL. Tive conhecimento que quando foram adquiridos os últimos POMBUS, no mandato de D. Diogo, que foi equacionado a possibilidade de serem autocarros a Gaz, muito menos poluentes que os Diesel, mas por algum motivo essa possibilidade não avançou. Penso que se agora os Pombus forem viáveis serem eléctricos, deveriam ser substituídos logo que termine a vida útil dos actuais veículos.

    ResponderEliminar
  2. Paula, será que concretizar muito do que de trás vinha, e está bem, tem de ter como contrapartida a morte dos peixes do Arunca? Esse seu suspiro é injusto porque o executivo pelo facto de fazer bem sobre este assunto não fica consequentemente responsabilizado pelo outro, se é que é verdade, dado que a bota não tem sequer que ver com a perdigota, é apenas um estado de alma seu que terá de viver em retiro pessoal.

    E pelo que aqui vejo, se por um lado alerta para os poucos locais de carregamento publico existentes em Pombal, por outro, e se quiser sair um pouco mais do seu centralismo democrático, já não o reclama para as freguesias onde também não há nenhum e muito menos na Moita do Boi do seu coração.

    Todas as noas tecnologias começam tímidas e pouco a pouco vão ocupando o seu espaço próprio e crescendo à medida que as pessoas as vão adotando seguindo o exemplo aqui a câmara municipal toma a iniciativa de incentivar mesmo numa época de pouco amadurecimento da tecnologia. E a Paula e bem, felicita o fato bem como aplaude o "respetivo carregador" que na intencionalidade irónica que farpisticamente lhe quer colar acaba dando relevo à utilidade e exemplo oportuno daqueles que exatamente têm obrigação de o fazer, e fizeram.

    Parabens então ao executivo e parabéns ao farpas que lhe soube dar a este assunto o merecido destaque.

    E como nem sempre concordo com o meu correlegionário e amigo Rodrigues Marques, eu prefiro dizer antes, e pelas razões já há muito falada e reiteradas, "Viva o Farpas, Pim" , e aplaudo também aos seus promotores que mantém as opiniões vivas, nem que seja na maior parte das vezes para eu ter oportunidade discordar delas...
    🌹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'Oh amigo Serra, relembro-lhe que o "mais Pombal" foi um vazio! um vazio tao grande que ate eu me fui embora da "aldeia" de Pombal...e olhe tomei-lhe o gosto e fui para a "civilizacao" como eu costume dizer! Voltar?! Nao.... Agora temos a "Nova Ambicao" que nao vai trazer NADA de novo! gosto porem de vos ver a brincar aos politicos e as "casinhas". Abraco Laranja porque o sou com muito orgulho mas com muita pena de ter como lideres da minha cor MUITO FRAQUINHOS. Nunca o meu voto fez tanto sentido!!! Em BRANCO!!! Abraco fraterno de Bona.

      Eliminar
    2. Amigo Rgpinto, folgo em saber da sua opção política. Folgo também em o saber finalmente a viver na "civilização". Não é para todos. Aos outros resta-lhes a tentativa de fazerem o melhor que sabem com aquilo que têm. O problema de fundo talvez não esteja no tipo de brincadeira nem nas casinhas disponíveis. O problema é do próprio sistema político que vive mais de promessas que de consequências.
      O voto em branco faz sentido sim senhor naqueles que tendo opinião e espectativas se demitem, ou desistem, de o conseguir.
      Só lhe posso desejar uma continuação de boa estadia por Bona e de vez em quando apareça a visitar os pobres (de tudo).
      Abraço Lusitano de Pombal.

      Eliminar
    3. Amigo Serra...sim finalmente na CIVILIZACAO!!! isto faltava-me . Abraco

      Eliminar
  3. Oh Paula Sofia...deixou-me confuso agora! desde quando Pombal "quer" ser VERDE ?! Escreva assim...Pombal esse concelho vazio!!! isso sim!!! va tomar cafe ao Cardal amanha as 3 da tarde e tire uma foto da avenida e ai tem a sua aldeiazinha!!! Eu por aqui, continuo, na CIVILIZACAO! Cumprimentos.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.