Decorreu ontem à noite o segundo debate entre os candidatos (participantes) à câmara, organizado e moderado pelos órgãos de “informação” locais (Pombal Jornal, Rádio Clube de Pombal e Rádio Cardal).
O debate foi melhor que o anterior - já teve laivos de debate - por três razões: (i) era muito difícil fazerem pior que no anterior; (ii) foi melhor preparado e moderado pelos moderadores; e (iii) alguns candidatos estiveram melhor. Só uma coisa piorou: a assistência – a rapaziada do PPD/PSD, juvenil e adulta, com o deputado da nação em particular realce. Mas a coisa continua pobre: continua-se a afunilar o debate para temas de política geral (Saúde, Educação, Habitação, Ambiente, Economia, Turismo, Segurança, etc.), onde só se debitam banalidades, e a passar-se ao lado da discussão das competências, desempenho, insuficiências e organização da câmara.
De entre os candidatos com maior responsabilidade política-eleitoral – Pedro Pimpão (PSD) e Fernando Matos (PS) - ficou no ar uma dúvida porventura insolúvel: qual deles é o mais lunático: o que quer voar sobre Pombal ou o que quer(eria) subir de elevador para o castelo? Mas quem anda com os pés assentes na terra e se preocupa com coisas realmente importantes, como a liberdade individual e a privacidade, tem que ficar alarmado quando sete daquelas alminhas defendem a criação de uma política municipal e a colocação de câmaras de vigilância nos espaços públicos. Aqui, palmas para o candidato da IL (Ricardo Santos) que quebrou o unanimismo.
Uma nota final para os candidatos do CDS (Telmo Lopes) e dos Independentes (Luís Couto), que estiveram francamente melhor que os restantes e melhor que no debate anterior.
Vi o debate todo. Cheguei a uma grande conclusão, o debate desta vez foi muito bem moderado. Estão de Parabens os 3 jornalistas. Quanto aos candidatos: O Pedro defendeu-se bem. É um "animal" politico; o Dr. Fernando Matos, não me posso pronunciar. Tenho um processo no Conselho de Jurisdição do PS, por emitir as minhas opiniões. O Telmo do CDS estava numa posição dificil mas esteve bem preparado. O Candidato do IL muito assertivo. O Luis Couto foi o que deu mais luta ao Pedro, pois é muito assertivo e estava bem preparado. O Serra se não for eleito Vereador, finaliza para a politica. Junte-se a mim. Vamos comprar uma cana de pesca e vamos aos robalos para o Osso da Baleia. Por fim o BE e a CDU não dão uma para a caixa. Vivem numa realidade paralela.
ResponderEliminar