19 de outubro de 2013

Do Carriço a Almagreira: "Haverá pranto e ranger de dentes"

Esta não é a crónica de uma morte anunciada, porque era suposto estarmos ainda a viver um certo estado-de-graça pós eleitoral. Mas a realidade é um problema. Uma chatice.
As cerimónias de posse dos novos executivos autárquicos- que se sucedem por estes dias, por todo o concelho de Pombal - estão a sair melhor que a encomenda.
Primeiro foi no Carriço, quinta-feira à noite: Ao cabo de três mandatos absolutos como presidente da Junta, Leovigildo Fernandes bateu com a porta mesmo antes de tomar posse na Assembleia de Freguesia. Leu uma carta duríssima e disparou  em várias direcções, acertando sem medo na vereadora Ana Gonçalves (por causa da Praia do Osso da Baleia) e - estranhamente - no seu presidente de sempre, Narciso Mota. Ficaram gravadas acusações sérias que aludem a chantagens e falta de apoio, que certamente a rádio 97 FM há-de colocar no ar durante o dia de hoje, sábado.
Ou seja: já não bastava ao Carriço a delicada posição do novo presidente da Junta (também funcionário da Câmara Municipal), eis que o mandato começa assim, neste clima crispado.
Depois foi Almagreira, na noite passada (sexta-feira). Fernando Matias preparava-se para começar o último dos três mandatos que a lei lhe permite (depois de ter ganho as eleições, embora sem maioria absoluta), mas pelos vistos não percebeu que o PSD já não manda sozinho lá na terra. Recusou integrar no executivo os eleitos do CDS e do PS, Pedro Pinto e Aldina Pedro. Resultado: a proposta de constituição do executivo da Junta foi chumbada, pelo que as eleições vão repetir-se naquela freguesia.
Ao final da noite, o cabeça de lista do CDS à Câmara, José Guardado (natural de Almagreira), publicou no Facebook uma nota sobre o episódio: "Decorreu hoje em Almagreira a cerimónia de Instalação da nova Assembleia de Freguesia.
Infelizmente o PSD, apesar de não ter tido a maioria e menosprezado CDS/PP, que não esqueçamos foi a segunda força mais votada, quis fazer passar à força, sem qualquer cedência para com o CDS ou PS, a sua lista para o executivo, esquecendo-se que não tem maioria absoluta.
Naturalmente que, primeiro em lista e depois uninominalmente, viram as suas propostas todas chumbadas por 5-4.Funcionou a democracia!
Grave foram as reacções dos novos chefes do PSD de Pombal (Diogo Mateus e João Pimpão) que produziram ameaças que não auguram nada de bom para a democracia no concelho.
Quero acreditar, do que conheço de ambos, porque os tenho como pessoas de bem, que já devem estar arrependidos do que disseram!"
Isto promete.

8 comentários:

  1. Ontem em Almagreira os presidentes das concelhias do PS e do CDS não permitiram que a Junta de Freguesia fosse instalada.
    Os eleitos do PSD em Almagreira (que por um voto não têm a maioria na Assembleia de Freguesia) desenvolveram, nestas últimas semanas, contactos com a candidata do PS (Aldina Pedro) para tentarem encontrar uma solução de governabilidade para a freguesia, contactos que foram infrutíferos pelas razões que a própria conhece e esclarece.
    Ontem todas as votações para os vogais da Junta de Freguesia foram sistematicamente chumbadas pelos votos contra do CDS e do PS.
    Ao CDS e ao seu líder concelhio eu perguntei :
    1º Se o partido se revia naquela acção?
    2º Se ele gostava que em Abiul (freguesia onde o CDS não tem maioria na assembleia) que o PSD tivesse comportamento igual àquele que o CDS estava a ter em Almagreira?
    Ontem à noite, depois de já estarem concluídos os trabalhos em Almagreira, tive também oportunidade de, em nome do PSD, declarar que o PSD vai viabilizar a eleição do executivo da Freguesia de Abiul e que em Abiul o PSD vai propiciar todas as condições necessárias à governabilidade da freguesia.

    ResponderEliminar
  2. Huuuummm...
    Em Abiúl, ... manda ... e o Agostinho obedece!
    Em Almagreira, foi o que foi!
    Já se vislumbram volte-faces no horizonte...!

    ResponderEliminar
  3. Como podia o PSD adivinhar que o PS nao faria o seu "voto educadinho e cumpridor da etiqueta" a que nos acostumou? :)

    ResponderEliminar
  4. João Pimpão, "Ontem em Almagreira os presidentes das concelhias do PS e do CDS não permitiram que a Junta de Freguesia fosse instalada." - Eu pergunto, e o que fez o presidente da concelhia do PSD para viabilizar a instalação da Assembleia.
    Por outro lado não me parece que o PSD tivesse "ketchup" para ir outra vez as urnas em Abiul, só se fosse para levar outra sova...

    ResponderEliminar
  5. Na página da 97 FM, pode ouvir-se a gravação da carta de Leovogildo, no noticiário de 19 de Outubro. http://pombal97.com/index.php?lang=pt

    ResponderEliminar
  6. Ja era de esperar este resultado. Agora com novas eleições será que vão mudar os protagonistas ? Pois estamos a ver que estes não se entendem. Quanto ao Carriço, prevejo um mandato muito dificil, tanto mais que todos sabemos que o actual Presidente só foi eleito devido ao apoio do Sr. Leovigildo, mas vamos a ver o que da.

    ResponderEliminar
  7. Só intrigas...É lamentável é esquecerem-se que quem perde, é o Povo!
    Quem perde é a Democracia.

    ResponderEliminar
  8. Quanto á situação do carriço alguém está a mentir e só se vê 3 hipotesses.

    1- mente o Leovegildo

    2- mente o Eng. Narciso Mota

    3- ou mentem os 2

    No fim de tanto pranto e ranger de dentes tudo continua normal, não dá para entender.


    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.