20 de setembro de 2017

Era um debate?



O que deveria ter sido um debate entre os candidatos à Câmara, ontem à noite, foi um sofrimento. O mais fácil seria discorrer sobre a prestação dos oito candidatos e concluir que, quem cá mora, tem razões sérias para ficar preocupado com o futuro, ganhe quem ganhar. O óbvio seria apontar  a pose arrogante de Diogo Mateus (PSD), a inabilidade crónica de Narciso Mota (agora independente), a insegurança de Gonçalo Pessa (BE), a assertividade de Sidónio Santos (CDS), a insistência de Fernando Domingues (CDU) a vontade de Pascoal Oliveira (MPT), a desadequação de Amilcar Malho (independente), a condescendência de Jorge Claro(PS). Para mal dos nossos pecados, a iniciativa (louvável, nos tempos que correm, perante a debilidade em que vivem as rádios e os media, em geral) não chegou lá. E é doloroso constatar a forma como regredimos, tão bem espelhada no Teatro-Cine, ontem à noite, a começar pelo palco e a a acabar na assistência: os mesmos, com as mesmas camisolas, que durante 20 anos aplaudiram aquele mesmo discurso de Narciso e seu concelho-charneira, são agora os que o apupam, que se riem do que diz. É bom que Diogo ponha as barbas de molho. Se eu não tivesse assistido aos últimos 24 anos da vida política local, nunca acreditaria nisto. 
Sendo assim, o que sobra? um concelho envelhecido, sem qualquer estratégia de renascimento, refém do caciquismo, agora dividido entre aqueles que querem segurar (ou alcançar) qualquer interesse e os anseiam recuperar o que perderam, seja isso poder ou emprego. 
Não houve um único momento de debate ao longo da fastidiosa noite. Diogo Mateus sentiu-lhe especialmente a falta. Tanto que abriu o microfone as vezes que lhe apeteceu (sem nunca ser advertido por isso).
Por último, mas nem por isso menos importante,  uma nota para os milhares que assistiram, partilharam e comentaram o debate, organizado pela 97FM Rádio Clube de Pombal e transmitido em directo pela Pombaltv. Isso diz bem do interesse que estas eleições - especialmente o duelo entre Narciso Mota e Diogo Mateus - despertaram no eleitorado. Temo que, depois de ontem, a maioria se remeta ao desprezo pela acção política. Para nós, aqui na terra, é como dizia o poeta Manuel António Pina: "Ainda não é o fim nem o princípio do mundo. Calma, é apenas um pouco tarde".

4 comentários:

  1. Aquilo ontem não atingiu nenhum dos objectivos propostos, foi somente perda de tempo. Um debate a 8 é um monologo conjunto. Este modelo não funciona, deveria de existir um debate a sério entre os únicos Candidatos a ocupar a cadeira do PODER (PS, NMPH, PSD) em que assim teriam tempo para fazerem os ataques aos projectos dos adversários e a defesa do seu próprio projecto. Assim ficaríamos todos esclarecidos. Ontem só fiquei esclarecido de uma coisa...O PSD faleceu e a JSD continua a ser arrogante e prepotente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roque,

      Já manifestaste a mesma opinião sobre a Junta de Freguesia de Pombal. Tu, há uns tempos, queixavas-te de não haver alternativa à actual governação e agora pretendes que as alternativas não sejam conhecidas!

      Haja coerência caro amigo!

      Uma candidatura, seja ela de que partido for, é sempre válida e deve ter o mesmo direito de antena pública que as restantes!
      Achas que, se a tua opinião se concretizasse, ficavas a saber a forma de actuar de cada candidato ou melhor (ou pior) se as ideias que defendem no manifesto eleitoral são defendidas por pessoas que as podem efectivamente executar?!

      Não queiras matar a liberdade que foi conquistada por teres uma opinião diferente!

      Um abraço,
      Dino Freitas

      Eliminar
  2. Dino, estás a confundir a beira da estrada com a estrada da beira. Esta apresentação pública na radio deveria ser em entrevista com cada um deles. Um debate tem de ser isso mesmo e não um monologo a 8. Segundo a sondagem do JL de hoje o CDS continua com uma votação residual logo o seu cabeça de lista não concorre ao lugar de Presidente de Camara e no máximo vai tentar o ligar de Vereador e mesmo assim segundo as ultimas projecções ainda está longe. Eu até acho o Sidónio competente mas o CDS ainda não tem maquina para ter resultados que lhe permitam discutir com os grandes em Pombal. Pode ser que daqui a uma década eu esteja completamente enganado.

    ResponderEliminar
  3. Se só se desse a oportunidade de participar nestes debates aos candidatos que na prática têm hipóteses de ganharem, a consequência seria que a enorme desvantagem de novos projetos e novos protagonistas seria ainda maior.
    Os três principais candidatos são conhecidos da maior parte dos eleitores. Pessoalmente, ouvi o debate para conhecer melhor os outros cinco candidatos e as suas propostas.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.