21 de setembro de 2017

Sondagem do JL/IPOM dá vitória a Diogo Mateus

Adenda:
Não acredito que a sondagem do JL/IPOM se confirme nas urnas. O PSD (Diogo Mateus) pode ganhar as eleições, mas não pela diferença que a sondagem aponta. Por outro lado, a sondagem varre os pequenos partidos da AM, com resultados que os coloca muito longe de elegerem alguém – não acredito.
Sempre afirmei que, numas eleições muito disputadas, como estas, os pequenos partidos teriam muita dificuldade em crescer, mas não acredito que sejam reduzidos a cinza.
Se se confirmasse a sondagem do JL/IPOM os mandatos na CM ficariam distribuídos assim:
PSD: 4 mandatos
NMPH: 4 mandatos
PS: 1 mandato

E na AM, se a votação fosse idêntica à da CM, os mandatos ficariam distribuídos assim:
PSD: 12 mandatos
NMPH: 11 mandatos
PS: 4 mandatos

4 comentários:

  1. Estes resultados ainda têm uma margem grande de possível alteração (43% de inquiridos não responderam ou estão indecisos). Eu sinceramente acredito mais no 3+3+3 ou mesmo 4+3+2 do que neste resultado de 4+4+1. Só mesmo um cataclismo colocaria o PS no grau mais baixo de sempre. Se fomos analisar historicamente os resultados do PS e atendendo a que a lista deste ano é constituída por gente com muita formação e credibilidade politica só mesmo com uma campanha muito má estes resultados seriam reais.VAMOS ENTÃO AOS RESULTADO DO PS NO SEC XXI: 2001 - 29,43% (2 Mandatos); 2004 - 25,39% (2 Mandatos) ; 2009 - 26,62% ( 2 Mandatos); 2013 - 26,77% ( 3 Mandatos).

    ResponderEliminar
  2. O amigo Adelino Malho fez nascer o Farpas como reação primária às afrontas e insultos frequentes de Narciso Mota, mas mudou há poucos meses a agulha da locomotiva destravada na direção do PSD e de Diogo Mateus. Aliás, parece ter invertido a marcha para levar à boleia Narciso Mota. Parece que esqueceu os ódios recentes e que o que mais conta é a paixão política manifestada no ódio visceral ao PSD.
    Simultaneamente, o PS incentivou e apoiou tacitamente Narciso Mota, fornecendo-lhe até candidatos, e hibernou à espera que o PSD se dividisse. Perante o resultado desastroso da sua política suicida, o PS acordou sobressaltado a disparar sem pontaria na direção do PSD, inventando factos, como faz na sua escola a nível nacional.
    Tivemos, assim, o PS e o Pombal Inumano em aliança tática, com o PS a chegar à miséria e o Pombal Inumano a entrar em queda. A lição a tirar é que o apoio aos inimigos leva à desgraça e que as candidaturas do ódio e da demagogia também caiem. Veremos como reage o PS e como irá reagir a racionalidade dos cidadãos. O passado não é futuro…

    ResponderEliminar
  3. Amigo JGF,
    Permite-me um pequeno contraditório às tuas opiniões.
    Primeiro, o Farpas não nasceu de uma reação primária; foi o resultado de uma gestação planeada, cresceu de forma sustentada, manteve-se fiel aos seus propósitos, atingiu a idade adulta, e está na máxima pujança – ontem atingimos, no Blog, o top de visitas, com um post muito simples sobre a igreja de Abiúl (mais de 7.000 visualizações num só dia). Como vês o Farpas é muito mais que a política (propriamente dita).
    Segundo, podes gostar de centrar as polémicas à volta ódio, mas essas não são as minhas águas. Das polémicas onde entro nunca guardo ódio; no máximo, e pontualmente, um ou outro desprezo. E enganas-te no que concerne às minhas paixões políticas: há muito que deixei de as ter (se alguma vez as tive), porque há muito percebo que em política o melhor critério de escolha é o critério do mal menor. Sou muito livre nas minhas escolhas, incapaz de aceitar o martírio de alinhamentos forçados ou fingidos. Não busques inimigos (políticos) onde eles não existem; ouve o Churchill – ele nunca foi tão actual como neste contexto.
    Sobre as opções/alinhamentos do PS, que desconheço, não opino.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.