6 de julho de 2018

Meirinhas, esse exemplo (in)feliz


Já sabemos que há terras onde os fenómenos eclodem com mais intensidade, mas o que aconteceu recentemente na freguesia de Meirinhas bem pode entrar para o Guiness no domínio das decisões mais rapidamente revogadas. Ou melhor: é digno do jornal do Incrível. 
Aconteceu então que a Junta de Freguesia se prontificou realizar o sonho de qualquer IPSS: pagar o salário de duas funcionárias - as mesmas que haviam feito um POC (programa ocupacional do Instituto de Emprego) -durante um ano, ao Lar da Felicidade. E para isso fez um protocolo à medida, que acabaria por passar apenas com recurso ao voto de qualidade do presidente da mesa da Assembleia, faz hoje oito dias. Há ainda a particularidade de o presidente da Junta ser, ele próprio, presidente da assembleia geral do Lar. E o tesoureiro da direcção é nada menos que um dos membros da assembleia, Daniel Mota, que encabeçou a lista do movimento de Narciso Mota - e que por isso se escusou à votação.
Em acta não constam só os três votos a favor de dois membros do PSD e do único eleito do PS (!), os três votos contra da bancada do CDS e as duas abstenções de um membro do movimento NMPH, e outro do PSD. Constará também a história mal-amanhada de uma manigância. E provavelmente alguém na junta pôs a mão na consciência, horas depois de aprovado o protocolo. Resultado: no dia seguinte à aprovação, o presidente da Junta fez chegar ao Lar da Felicidade um "comunicado", sublinhando que face à (tremida) votação, "não se encontram reunidas as condições adequadas para a boa implementação do protocolo". 
Talvez seja melhor revogar primeiro a decisão da AF, não, presidente?
E sim, é sensato da parte dessa autarquia recuar. Antes que as restaurantes colectividades e/ou IPSS's da freguesia lhe comecem a bater à porta e pedir o mesmo. Era um luxo, se não fosse uma fraude.

2 comentários:

  1. Meirinhas essa bela e prospera Freguesia em que votam 964 eleitores para eleger 9 eleitos. Há já aqui logo uma questão a colocar-se: Faz sentido Meirinhas ser uma Freguesia isolada quando agregaram outras com igual/maior numero de eleitores ?
    Os últimos resultados para a AF deu um resultado de vitória com minoria absoluta para o PSD. PSD elegeu 3 e a oposição: 6. Neste sentido não será fácil para o PSD governar assim, tanto é que o CDS foi a força mais votada e o NMPH é somente a terceira. O PS também aqui bateu no fundo. O PSD vai ter um Mandato muito problemático nesta Freguesia, apesar da grande "tarimba" politica do DDT (O Tesoureiro) .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pertinente, a questão que colocas da agregação...
      Sobre os resultados eleitorais, estás equivocado. A oposição elegeu 3 (do CDS), na melhor das hipóteses 5. Repara que o eleito do PS está completamente colado a todas as decisões do PSD.

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.