13 de agosto de 2018

O biscoito e a festa do Louriçal


Está inaugurado com pompa e circunstância o monumento ao Biscoito, coisa singela que terá custado aos cofres do erário público escassos oito mil euros. É uma capicua curiosa. Numa terra que deu à luz vários e tão bons artistas plásticos, o rasgo autárquico não foi além de um biscoito em pedra (ou seja lá o que for) encomendado a um homem do norte.
No sábado, o séquito da Câmara, o garboso presidente da junta e meia dúzia de politiqueiros embandeiraram em arco com o biscoito de pedra. Na gaveta deste executivo está o projecto da Confraria do Biscoito (já que o PS lá foi passear, podia ter aproveitado para o lembrar), por se tratar de uma acção defendida pela anterior junta. E aqui para nós, com toda essa massa não fazíamos umas acções que defendessem melhor o biscoito e o levassem longe? Mas o povo anda contente com a obra, e já se sabe que o que não enche o olho não traz votos. Desconfiamos é que fique tão contente com o rumo que as festas levam: é olhar para o recinto fechado e para o exterior e perceber o desinteresse por parte das colectividades. Mas esse é um balanço que fica para depois, que ainda as festas vão a meio.

2 comentários:

  1. 1º A nova escultura marca uma iguaria da terra. 2º A reportagem feita pela TVI sobre o biscoito do Louriçal foi um passo em frente na divulgação deste produto original. 3º A industria do biscoito no Louriçal já dá emprego a muita gente e se for bem promovido este produto poderá ser uma alavanca na economia da Freguesia. 4º A Junta e a Camara deveriam fazer um esforço para adquirir a patente que neste momento está registada pela PADARIA NOVA VIDA. Todas as outras Padarias estão impedidas de colocar a designação "Biscoito do Louriçal". Alguns Empresários locais manifestaram esse seu desagrado ao Presidente da Camara no passado sábado. Eu estava presente e reforcei a ideia que a Junta e a C.M.P. deveriam adquirir a patente para assim todos os Empresários do ramo terem igualdade de tratamento. O nome LOURIÇAL não deveria estar registado por uma Empresa. O Louriçal é de todos e o biscoito também.

    ResponderEliminar
  2. Adenda: Verifiquei no IMPI e neste momento estão registados 3 nomes para os Biscoitos do Louriçal, por parte das 3 Principais Panificadoras: BISCOITOS DO LOURIÇAL NOVA VIDA; BISCOITOS DO LOURIÇAL O SARDINHA; PADARIA CENTRAL BISCOITOS DO LOURIÇAL... Portanto ha 3 registos para um produto que é igual nas 3 panificadoras, com algumas diferenças de sabor que se deve ao azeite utilizado pois os ingredientes são da receita tradicional ( Farinha, sal, agua, fermento e azeite).

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.