15 de novembro de 2019

PIRATAS


O movimento político NMPH surgiu fruto das diferenças visceralmente incombináveis entre o seu mentor, Narciso Mota, e o seu sucessor como presidente da Câmara. Essa clivagem profunda foi patente ao longo da campanha (lembro-me de um triste episódio nas Tasquinhas) e nos primeiros meses de convivência no executivo (muito episódios e muito mais lastimáveis).
De repente, como por um encantamento de fazer inveja ao flautista de Hemelin, essa detestação irrefreável serenou. Serenou de tal forma que agora se confunde com um apreço paternalista e protector. Já são muitas e cada vez mais observáveis as demonstrações de bem-querer. A última das quais em forma de repreensão (à boa maneira de Mestre-escola) à Vereadora Odete Alves (que retorquiu a preceito).
Pouco me importa o que esteve por detrás de tão excepcional alomorfia. Apenas sinto o embaraço alheio por aqueles que acreditaram; deram a cara; que se expuseram. Alguns até abandonaram o seu partido de sempre.
Para ilustrar esta publicação só me ocorre prestar uma singela e nostálgica homenagem às saudosas pastilhas PIRATAS.

3 comentários:

  1. Anibal, fantástico este teu POST. Eu fui dos tais que acreditei que as motivações de NM não eram somente PESSOAIS...Vejo agora que me enganei. Por acaso fico triste por ver que existiram pessoas que entregaram o cartão do PSD para defenderem uma causa pessoal de NM. Neste episódio quem fica a rir é o grande, o admirável, o maior...Eng. Marques...ele não entregou o cartão apesar de estar sentado numa bancada supostamente de oposição ao PSD. Tudo isto é tropa fandanga.

    ResponderEliminar
  2. Este caso é mais uma demonstração da irrelevância que têm as iniciativas políticas sob a égide de personalidades momentâneas.
    A Sra Vereadora Odete Alves cumpriu o seu papel de oposição com elevação e brio e não foi neste caso considerada com o mesmo nível.
    Fica o exemplo a demonstrar que não há personalidades infalíveis nem dogmas irrebatíveis, antes sim egos inchados efémeros que se anunciaram para mil anos...
    É só ler a história universal mais divulgada para perceber, agora sim, a infalibilidade do que afirmo.

    ResponderEliminar
  3. Meus caros,

    Só mesmo um cego é que não viu o que sempre foi óbvio. Eu reafirmo o que disse por altura das autárquicas (https://farpaspombalinas.blogspot.com/2017/10/laranja-mecanica.html):

    "As hostes do movimento Narciso Mota - Pombal Humano (NMPH) vão aperceber-se rapidamente (se é que já não se aperceberam) da fragilidade do projecto. Totalmente focado na personalidade do seu mentor - que apenas prometeu ser o mesmo de sempre -, o movimento NMPH é demasiado inconsistente e, por isso mesmo, está condenado a muito breve prazo. Narciso Mota já veio dizer que aceita a vereação (o que só lhe fica bem), mas dificilmente conseguirá manter o compromisso até ao final. A máquina laranja irá fazer tudo para lhe infernizar a vida, muito à semelhança do que ele sempre fez com os seus adversários políticos. Nessa altura, os correligionários do movimento NMPH, órfãos de pai, irão a correr procurar abrigo junto da mãe que renegaram."

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.