20 de fevereiro de 2020

Negócios

A Câmara Municipal de Leiria (CML) convidou Carlos André, ex-Professor de Letras (na UC) e ex-governador Civil de Leiria (pelo PS), para elaborar a Estratégia 2030 de Leiria. O documento custará 35.000 € à autarquia; e ajudará esta, supostamente, a “resolver problemas instalados e tendências verificadas”, “prevenindo o impacto das mudanças disruptivas” como “as exigências decorrentes das grandes alterações tecnológicas em curso e as provenientes das alterações climáticas” – in RL. 

Independentemente da reconhecida competência de Carlos André como professor de letras, não lhe é reconhecido conhecimento técnico, experiência e competência na área do planeamento estratégico territorial. Por conseguinte, é estranho - ou talvez não - que se entregue, tão levianamente, tarefa tão exigente e complexa a uma pessoa sem provas dadas na matéria, nomeadamente quando na terra existem empresas especializadas na matéria e o Instituto Politécnico de Leiria, que todos o políticos gabam, com grupos de estudo na área e com metodologia e técnicos habilitados para o efeito.

Marcelo Caetano definiu – bem - o seu mandato como “evolução na continuidade”. Na verdade, o país da falsa moral, do caciquismo e do clientelismo político, retratado pelo Eça e pelo Ramalho nas Farpas, nunca nos abandonou. O regime pode mudar profundamente, de monarquia absolutista para monarquia constitucional, de república para ditadura, e de ditadura para democracia, que a instrumentalização e a veniaga política não mudam. E a ética republicana, passado um século, continua ausente.

2 comentários:

  1. Caro Malho, até parece que o meu amigo não é deste mundo?
    Alô, alô, Terra chamando... alguém aí de Marte escuta?
    E eis que respondem de Marte: Alô , alô, daqui Marte, Diamantino presente! A ética republicana já chegou à Terra?
    Oh Diamantino, você até parece de Marte, com uma pergunta ingénua dessas?
    Como já fiz aquele clarividente e omnisciente ditado popular: SÓ MUDAM AS MOSCAS, PORQUE O RESTO É A MESMA...

    ResponderEliminar
  2. Manuel Serra. Um antigo Presidente da Camara de Pombal tinha como lema: "senão ajudarmos a nossa família...ajudamos quem?" É assim em todo o lado...Só hipócritas ou naifs acreditam que pode ser de outra forma.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.