18 de agosto de 2021

O que esperar destas eleições?

Em Pombal, pouco ou nada há a esperar destas eleições, seja da campanha seja do resultado. Vamos assistindo, com fastio, a eventos onde só os próprios candidatos participam, através de vídeos produzidos e difundidos nas redes sociais com o intuito de promover os candidatos, mas que só despromovem, tal o nível de indigência que revelam. Mas assim se cumpre o exercício e se obtém a satisfação tola. 

Estas farsas improvisadas são abrilhantadas com discursos forçados, vazios e ridiculamente superficiais, com um chorrilho de promessas assentes em simples intenções e frases feitas com termos na moda, usados sem conteúdo e sem sentido. Embebidos no registo, muitos nem se dão conta que nisto o Pedro goza de enorme vantagem, por que parte em vantagem, por que é mais genuíno e por que está formatado ao papel que representa. Será, inevitavelmente, Presidente da Junta.  

Dos outros, se exceptuarmos o PS (por aquilo que representa), nem vale a pena falar. E mesmo deste, para se dizer alguma coisa, que valha a pena ser lido, temos que (nos) repetir. O PS repete o formato na plenitude: participa com dois grupos, perfeitamente desalinhados, um para a câmara outro para a assembleia municipal, com o segundo a canibalizar o primeiro - apesar de este já só ter a-pele-e-o-osso -, na ânsia de ocupar o lugar deste nas próximas. É um partido que perde sempre duas eleições numa, aquela em que agora participa e a próxima - e ainda nem sequer identificou o problema, vejam só!.

PS: tive um chefe que em termos profissionais foi tudo para mim, que reiteradamente afirmava: “intenções não são acções/medidas” ou, noutra forma, “com intenções não se resolve ou melhora nada”; e, “se queres resolver, ou que te ajude a resolver, o problema traz-me dados, não opiniões”. Conto este pequeno grande exemplo para ajudar a ilustrar a grande impreparação dos candidatos com ambições cargos autárquicos. 

5 comentários:

  1. Adelino Malho...Não batas mais no cadáveres políticos...Eles já faleceram mas ainda não foram para a urna...

    ResponderEliminar
  2. Amigo Malho
    Há muito que sabemos da perversidade dos argumentos dos eleitos que têm de ser de acordo com o que os eleitores desejam.
    Quem como eu e outros saem desta lógica e se focam no fazer e intervir e projetar sem grande empenho nas festas e confraternizações acabam derrotados no voto.
    Como o seu chefe dizia e bem, eu também retrucava sempre com aqueles que tive de lidar, assim: Não me expliques porque não fizeste porque isso nada resolve nem me interessa, explica-me o que propões fazer.
    A maior parte das pessoas sabe só organizar a sua vida e pouco mais pelo que elegem líderes que apontam o caminho que todos de seguida vamos bovinamente trilhando e raramente criticando positivamente.
    Ora arranjar lideres não é fácil e nem todos os que para isso se posicionam têm a necessária fibra.
    Em Pombal quero acreditar que o PSD desta vez conseguiu um líder dos tempos modernos que ainda vai dar muito que falar e que admirar.
    Nem todos podemos nem devemos ser velhos do Restelo, sob pena de suicidarmos o nosso espaço de vivencia e inviabilizarmos o futuro dos nossos filhos.
    O Pedro vai surpreender toda a gente, e eu vou ajudá-lo o melhor que puder, assim como muitos que o apoiam e querem bem à nossa terra.
    Porém o futuro a deus pertence e a humildade deve ser assumida todos os dias e, tal como eu depois de crer em 2013 no candidato, dele descri em 2020, também fico empenhado em crer de novo no Pedro, com incondicional ajuda mas sempre com critico acompanhamento. No final, ou a meio, se verificar grande falibilidade na sua ação serei de novo descrente porque para mim isto não é uma religião.
    Para já é e será o maior.... Depois logo se verá porque tem de provar o que defende, embora o seu impensável insucesso, se ocorrer, seja também uma grande derrota minha. Nessa altura, se ainda cá andar, será o fim das minhas intervenções políticas.
    Para já, lugar ao apoio, ao incentivo e à imprescindível conquista da cadeira e logo depois, governação em conformidade.
    Um abraço de pensamento alinhado com o seu...( nalgumas coisas) ;)

    ResponderEliminar
  3. Amigo Serra,
    Compreendo a sua esperança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Serra, só não compreendo o que se passou com os grandes lideres do PSD no Oeste ( Manuel António e Manuel Serra)? Dois Ex-Presidentes de Junta fora das listas á Camara e á Junta? Algo muito estranho no feudo do Oeste. Encostaram os "sangue-azul do Rossio" ás boxes ?

      Eliminar
    2. Oh Roque será porque se calhar nem serão assim tão grandes Líderes, nem o sangue-azul do Rossio será assim tão azul.
      Por cá as coisas fazem-se sem gurus nem ungidos, a cada momento as pessoas apropriadas.
      Lamento gorar as espectativas ortodoxas.
      Abraço

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.