13 de setembro de 2021

A excepção que confirma a regra

Os debates entre os candidatos às juntas de freguesia têm sido de arrepiar e abandonar. Alguns candidatos, nomeadamente de partidos com responsabilidade acrescida, não sabem ao que vão, parece que se atiraram ou os atiraram para dentro dum poço; não têm nada minimamente estruturado ou relevante para dizer, não são sequer capazes de encher o tempo de antena, e alguns chegam ao ponto de afirmar, em directo, que não sabem nada daquilo e estão ali porque foram empurrados.

Mas, por mero acaso, apanhei no telemóvel o debate entre os dois cabeças de lista à freguesia de Almagreira – Humberto Lopes (PSD) e Marlene Matias (PS). Ouvi o debate até ao fim (no telemóvel); mesmo até ao fim, até às intervenções finais de apelo ao voto, e até nessa os candidatos mostraram elevação. 

Em Almagreira só concorrem duas listas. E surpreendentemente é da menor quantidade que emerge a melhor qualidade (até agora). Os eleitores de Almagreira têm a sorte de poder escolher entre dois candidatos bem preparados, profundos conhecedores da sua terra e com grande sentido de serviço publico. 

Muitos – a esmagadora maioria – dirão que estes debates não decidem nada. Têm razão; e não têm. A política é alta competição. O atleta de alta competição sabe que pouco se decide na corrida das medalhas, que tudo se conquista ao longo de quatro anos de trabalho, esforço, dedicação e perseverança; suportados por muito planeamento, monitorização, ajustes e correcções. Se na corrida das medalhas, onde a diferença entre atletas é mínima, os medalhados estão praticamente definidos antes da corrida; na corrida aos votos, onde a diferença entre candidatos é grande (às vezes abissal) o resultado só pode ser um. 

PS1: aconselho vivamente os candidatos à câmara a verem o debate entre os candidatos à junta de Almagreira. Talvez aprendam alguma coisa sobre a forma de passar uma mensagem séria e apelativa. 

PS2: o debate motivou-me a fazer uma análise comparativa do desempenho das diferentes freguesias. Se conseguir obter os dados indispensáveis a uma boa análise trá-la-ei a este blog.  

2 comentários:

  1. A Marlene Matias é de longe a melhor Candidata do PS, poderá ter o melhor resultado do partido. Como já se pode ver pela campanha que não sai á rua, vai ser hecatombe em praticamente todas as Juntas e na Camara, pode-se meter dois Vereadores porque o NM não foi a jogo. Lógico que esta gente vai reclamar vitória, mesmo sabendo que nunca foi candidata á Presidente da Camara, mas somente a eleger Vereadores.

    ResponderEliminar
  2. Amigo e companheiro Adelino Malho, tirando algumas picadas, concordo.
    Saúde e Fraternidade

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.