17 de novembro de 2021

Orçamento Camarário 2022

As decisões orçamentais para 2022, as Grandes Opções do Plano e o Plano Plurianual de Investimento, bem como o PAM são as principais ferramentas que permitirão avaliar se o que foi defendido na campanha eleitoral pelo novo executivo será cumprido ou não. 


A menos de um mês da sua votação, não se conhecem reuniões de trabalho sobre este assunto com as juntas. Há uma incerteza crescente nos novos executivos, que precisam saber que orçamentos podem levar a votação nas 13 Assembleias de Freguesia. Está no ar a dúvida: vão poder contar com orçamento, por exemplo para se candidatarem a fundos comunitários, ou vão ficar dependentes da “benevolência” do executivo e interesses partidários, como tem sido prática nas últimas décadas. Pior será que iniba a iniciativa daqueles executivos que já começam a recorrer a candidaturas comunitárias. 


Não se conhecem linhas orientadoras e, portanto, não há ainda documentos previsionais para que possam ser analisados.


A primeira medida, apregoada e prometida na campanha, chamada de “plano estratégico”, que poderia funcionar como a linha orientadora, está ausente de qualquer comunicação e assume agora um caracter urgente. 


PS- foi notada a ausência da nova Vice-Presidente do executivo camarário, Isabel Marto, na primeira Assembleia Municipal do mandato. Considerando o seu currículo, é expectável que seja a principal “driver” deste processo.

1 comentário:

  1. Eu sinceramente, espero enganado, mas aquela vice...dará que fazer ao Profeta-da-Boa Esperança. Não vai ser fácil controlar o ego. Prevejo um mandato difícil. Em 2025 se verá quem acabou por cima.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.