11 de novembro de 2021

Porque morreu na casca a medalha de Ouro para D. Diogo?

Nota prévia: Pombal e o Pedro não mereciam que se publicasse este post, hoje. Mas há coisas que não se devem adiar.

A Medalha de Ouro que o “Presidente da Junta” – doutor Pimpão - quis entregar a D. Diogo morreu na casca; não chegou a ser formalmente aprovada, como nenhuma das outras que são hoje distribuídas. Porquê? Porque o doutor Pimpão é inepto, e fraco (medroso); fez o que não devia ter feito - propor tão insensata condecoração -; sentiu algumas resistências; teve medo das consequências do acto; recuou quando o Farpas tornou a coisa pública. Pelo meio, há outros pormenores, ou por maiores, que por agora é melhor não revelar.

Em pouco tempo o doutor Pimpão já confirmou que não estava minimamente preparado para o cargo. À trapalhada com a Medalha de Ouro a D. Diogo soma-se a trapalhada geral que tem sido a atribuição das medalhas, ainda não aprovadas pelo executivo; as decisões ad-hoc; e, pior, o caos já instalado na câmara. Pelo meio, o doutor Pimpão tem-se dedicado, alegremente, à cosmética e à propaganda, possuído pela embriaguez da vontade e da festa. O doutor Pimpão não é um político, é um semi-teólogo, um escravo da acção que reage somente a impulsos e impressões exteriores na busca de emoções, sensações e de uma existência meramente epidérmica. É uma criatura que não tem consciência das suas debilidades nem das enormes responsabilidades que lhe foram atribuídas. 

O Pedro é boa pessoa. Quis o destino, ele e as pessoas, que ascendesse ao cargo que ocupa. Tenho pena do Pedro. As ascensões são um prémio para quem está bem preparado e tem condições para exercer o cargo condignamente. Para os outros é castigo. Infelizmente, para o Pedro será castigo. O Pedro não tem culpa. Na tragédia não há culpa, só destino.

Vamos ter tragico-comédia.

2 comentários:

  1. Nota Prévia: Amigo Malho, devia ter adiado sim, porque hoje o Sr. Presidente da Camara, o seu "presidente da junta", merecia tréguas municipais a fazer jus à data festiva.
    A proposta da Medalha derivou dum habitual procedimento para distinguir os presidentes pretéritos, e deve ter sido nessa intenção de não cortar com a tradição que a interrogação se colocou, mas que acabou por ser desistida em face dos argumentos e reações de muitos, incluindo aqui o farpas e até eventualmente a minha opinião que tive oportunidade de dar verbalmente e por escrito. Logo, apenas um processo de avaliação de um assunto que acabou sendo abandonado.
    As razões podem ter sido várias mas são exatamente os prós e os contras que confirmam ou infirmam uma decisão.
    Agora, por estes acontecimentos concluir que PP é inepto e fraco? Porra! Inepto seria nem sequer ter posto o assunto em avaliação como fez, e bem, e tirou ou tiraram todos as suas conclusões e concomitante decisão.
    E a que caos instalado na Camara se refere? à azáfama de inicio de mandato? julgo que azáfama e muita existe sim, exatamente para evitar o caos que não existe, e isso afinal é competência e eficácia.
    O Dr Pimpão é um político muito melhor do que muitos pensam, com uma capacidade de abordagem dos assuntos e das pessoas muito rara e eficaz, bem mais profunda que a epiderme que invoca, mal.
    Ainda o homem não assentou arraiais e já lhe vaticinam incompetências e debilidades inconscientes? Não concordo nada, porque Pombal e o Cardal não se fizeram num só natal, e os responsáveis no principio de mandato são sempre menos seguros, o que não inviabiliza as sucessões democráticas, graças a deus.
    O Pedro é boa pessoa sim senhor, melhor que muitos da nossa praça, um ambicioso do melhor futuro de Pombal e tudo num registo muito inovador que até os críticos, exatamente porque nem lá chegam, preferem recusar toda e qualquer novidade que ponha em causa a ortodoxia instituída, segura, mas certamente desindicada para a evolução que se pretende.
    Deixemos o Sr. Pres. da Camara adaptar-se, analisemos os desenvolvimentos futuros com honesta avaliação critica e tenho a certeza que muito nos iremos surpreender de forma muito positiva.
    No final quer-me parecer que a tragicomédia antecipadamente anunciada terá mais hipóteses de aparecer como epopeia épica.
    Demos tempo ao tempo, e algum crédito ao executivo da CM que os frutos aparecerão.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo Serra,

    Já o conheci melhor informado, mesmo no tempo de D. Diogo.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.