7 de agosto de 2022

Discurso de pregador

O Pedro é um genuíno pregador. Um genuíno pregador só faz duas coisas: peregrina e prega. É o que o Pedro faz, a toda a hora, de dia e de noite, durante a semana e ao fim-de-semana, no facebook, nos pasquins, na rádio, na tv; e agora na revista municipal, entretanto criada!

Na pregação que fez para a revista municipal, expõe de forma insensata e sem nenhuma reflexão a empolgação e o messianismo que vai naquela cabeça. O Pedro reúne todas as debilidades do político do nosso tempo; mas combina-as muito bem. Nada nele destoa. Expressa-se com belas palavras e frases feitas que significam nada. Enfatiza uma enfiada de regozijos públicos sem uma ideia estruturada e sem um propósito mobilizador. Prega uma doutrina que é ao mesmo tempo o efeito e a causa de si mesma. E com isto ilude uns quantos incautos.

Durante a campanha, o Pedro prometeu um Plano Estratégico para Pombal, que, segundo ele, iria transformar o concelho num território dinâmico e inovador; a cidade numa smart city futurista; e a vida dos pombalenses no paraíso da felicidade plena. Quando perguntado, na reunião do executivo, se o prometido plano já estava pronto, ou se estava a ser concebido interna ou externamente, gaguejou.

Ficámos agora a saber, num destaque que não está na tal espécie de “entrevista” à revista municipal, que, diz ele, “Quando digo que temos um plano estratégico para a próxima década é um plano de acão, com medidas concretas no concelho, não é um plano bonito mas que nunca sai do papel.”

O Pedro não diz o que sabe (porque não sabe) nem sabe o que diz. No cargo em que está empossado, usa e abusa do termo “estratégia”. Costuma-se dizer, nos meios académicos e da alta governance, que quando um político ou um gestor usa muitas vezes o termo “estratégia” (ou “plano estratégico”) se pode dar como certo que não tem estratégia e provavelmente nem sabe o que é “Estratégia”.

O infeliz destaque confirma três coisas: o Pedro prometeu o que desconhece; a sua equipa nunca será capaz de apresentar uma coisa digna desse nome (Plano Estratégico para Pombal); o Pedro já procura a fuga à promessa.



4 comentários:

  1. Amigo Malho, você tem razão, o nosso presidente peregrina e prega, porque afinal a função de um político é exortar as qualidades do povo e falar nas realizações que acredita ser possível fazer para o bem de todos e essa é a sua pregação, e bem. Também peregrina porque dá a cara em todo o lado para ser próximo de todos e com essa forma de estar ajudar à realização do que prega, cumprindo bem a política de proximidade que um autarca deve ter.
    Esta é a parte em que concordamos embora interpretarmos diferentemente, eu na forma séria e o meu amigo na forma irónica.
    É típico dos heróis, dos que pegam no estandarte e abrem caminho utilizarem expressões grandiosas e falarem em objetivos difíceis, e julgo que é o que faz o nosso presidente.
    É óbvio que não é o Messias, penso eu, mas até como messias político porque acredita que poderá levar Pombal a um outro nível, melhor para todos, embora o caminho estratégico que propõe possa não ser uma autoestrada de traçado reto e infalível.
    E é nessa visão que ambos diferimos, você porque é cáustico e demolidor sobre o personagem e a sua capacidade, e eu que sou crente e apóstolo político nele que acredita ser possível algo de melhor se conseguir, porque pelo menos vontade há.
    E sobre o executivo, poderiam ser todos excelsos e sublimes e até ver não me parece que sejam, porque esses são raros e por isso exceções, mas são pessoas com inteligência, vontade e determinação, ainda com um só ano em funções e que ainda nos irão mostrar o que de bom pode acontecer em Pombal.
    O meu amigo vaticina o abismo garantido e eu e muitos acreditamos e ajudamos que ao lado do abismo existe uma planície de sucesso para todos onde é possível e desejável chegar.
    E a evolução não acontece sem bastante ambição e muita ação. E é o que já está a acontecer e irá progredir, a bem de todos os pombalenses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr Manuel, pego no seu ultimo paragrafo, que diz muito do seu total desconhecimento e da realidade do nosso concelho. Ainda este ano, um emigrante radicado nos EUA me dizia, este concelho so se ve em Agosto. Ele disse isto no ambito de se verem muitas pessoas durante as segundas e quintas feiras, dias de mercado, onde se ve uma cidade na sua explendia assumpcao. Ha pessoas! depois nos restantes meses e o que se ve...uma cidade sem gente , pombalenses...eu vejo mais brasileiros que portugueses pombalenses.Eu digo, visito Pombal de quando em vez, nao vejo nada de interessante na nossa cidade...vazia, sem alma...tipicamente um "lugarejo" tipicamente interior! O Pedro faz o que pode...sim faz, umas coisitas aqui e ali, uns melhoramentos...gostei de ver o passadico! espero que prossiga caminho ate Vermoil e depois ate Alb.Doze. Mas isso sou eu a sonhar...Pombal, essa continua num VAZIO absoluto. Safei-me a tempo!!! fugi desse lugar e nao me arrependo em nada. Abraco de muito , muito longe e na CIVILIZACAO gracas a Deus. Politiquices a parte seja o Pedro ou Odete a estoria seria a m1 esma. ;) Abraco e um bem haja para si! cordiais saudacoes laranjas!

      Eliminar
  2. O meu amigo está mesmo feito um apóstolo, e já domina a cartilha toda. Boas epístolas. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Agora o FARPAS, tocou na ferida: Para que a estratégia resulte, era preciso ter escolhido uma equipa para trabalhar. Pelo que tenho visto a sua equipa só tem servido para abrilhantar as Festas e distribuir Bolos...COM FESTAS E BOLOS SE ENGANAM OS TOLOS.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.