2 de fevereiro de 2023

E o Café Concerto? Privatize-se, dizem eles



 

Apesar de não haver ainda anúncio público dessa decisão, os apaniguados do poder já espalham aos quatro ventos a intenção da autarquia entregar o Café Concerto a privados. 

Até aqui, nada nos surpreende. O Café Concerto sempre esteve sob a alçada de uma empresa municipal (primeiro da Pombal Viva e depois da PMU Gest). Com a chegada à liderança  desta última da ex-vereadora Ana Gonçalves, era trigo-limpo, farinha Amparo - livrar-se do que dá prejuízo. A solução passaria pela assunção de responsabilidades por parte da Câmara, nomeadamente do pelouro da Cultura, se existisse e lhe fosse conhecida acção. Mas há coisas muito chatas, que dão trabalho, e repensar o funcionamento daquele espaço

 pode ser uma delas. Portanto, qual foi a solução do Pedro & amigos? Entregar o espaço (fechado desde 2020, deixando o Teatro-Cine sem bar de apoio) a um privado. 

Mas a esta Câmara foge-lhe sempre o pé para o chinelo, e vai daí decidiu chamar ao gabinete da vereadora Isabel Marto (que toca piano e fala francês, logo, está mais que habilitada a tratar do tema) os responsáveis de todos os partidos políticos que concorreram às eleições, sob o pretexto de recolher a opinião de cada um. Como se algum dia estivesse interessada nela. Pior: como se já não tivesse tomado a decisão, procurando apelas validação do acto. E aqui, não sabemos o que é pior: se chamar os partidos por atacado, juntando alguns na mesma reunião, sem sequer ter a decência de avisar todas as partes de que iriam fazer de ramo de enfeite ao mesmo tempo; se fazer perder tempo a quem ainda dá a cara pelos partidos, sendo certo que este faz-de-conta-que-nos-importamos-com-o-que-pensam faria sentido em muitas temáticas, se fosse sincero. Nesta...é só recreio.

Ainda assim, não deixa de ser estranho que apenas o Bloco de Esquerda tenha ressuscitado para a vida pública assumindo uma posição: é contra. Muitos gostaríamos de saber o que pensa o PS, por exemplo, enquanto representante de uma parte importante do eleitorado. 

E agora a cereja deste bolo: a Câmara vai entregar o Café Concerto por um preço simbólico. Embora o valor do contrato esteja fixado nos 400 euros de renda mensal, no primeiro ano há desconto de 50% por centro. E nos seguintes o desconto vai diminuindo... Mas grosso modo, é isto: há um espaço público para arrendar por 200 euros ao mês, e a Câmara lava dali as suas mãos, como Pilatos. O que esperávamos nós? Que a oposição se manifestasse. Se a houvesse. Porque do poder...o que não tem remédio remediado está. Só falta sabermos qual é o amigo que será o feliz contemplado ;) 


4 comentários:

  1. Paula o que é que a Rádio Clube de Pombal tem a ver com o assunto?
    Haja decoro.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Estou de acordo na privatização do espaço. Se a CMP nunca conseguiu dinamizar e rentabilizar o espaço, haverá algum privado que se interesse pela gestão do espaço. O contrato tem de ser é limpo e transparente, com direitos e deveres de ambas as partes elaborados num protocolo com cabeça-tronco e membros. Como já esta em laboração o famoso Agostinho, creio que o processo vai ter lisura e transparência.

    ResponderEliminar
  4. Escreveu Paula Sofia Luz no Farpas de 2 de Fevereiro 2023, em relação ao Café- Concerto “ … Portanto, qual foi a solução do Pedro & amigos? Entregar o espaço (fechado desde 2020, deixando o Teatro-Cine sem bar de apoio)a um privado. Mas a esta Câmara foge-lhe sempre o pé para o chinelo, e vai daí decidiu chamar ao gabinete da vereadora Isabel Marto (que toca piano e fala francês, logo, está mais que habilitada a tratar do tema) os responsáveis de todos os partidos políticos que concorreram às eleições, sob o pretexto de recolher a opinião de cada um (..)”
    A Paula Sofia desconhecia que afinal esta afirmação não é de todo verdadeira. A Câmara Municipal de Pombal “esqueceu-se” de convidar o Partido Comunista Português para esta conversa. Significa isto que não foi apenas o Bloco de Esquerda que “acordou para a vida pública assumindo uma posição contra” a entrega do Café-Concerto a privados. Não fosse o “esquecimento “ da Câmara de solicitar a opinião de um Partido que não apenas se apresenta como sempre se apresentou a todas as eleições, como é um partido que teve representação na Assembleia Municipal e tem representação na Assembleia de Freguesia de uma ainda União de Freguesias do concelho, seria também já tornado público que aposição do Partido Comunista Português é e será sempre CONTRA a cedência de espaços camarários a privados, sobretudo quando são espaços detentores de condições que podem garantir, sob a responsabilidade da Câmara Municipal e Vereadora da Cultura em particular, uma diversidade de eventos culturais à população e aos artistas do Concelho de Pombal.
    Concelhia de Pombal do PCP, a 3 de fevereiro 2023

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.