6 de fevereiro de 2023

Sai mais uma contratação amiga e desnecessária

O doutor Pimpão mandou contratar o doutor Pedro Carrana para chefiar, em regime de substituição, a Divisão de Acção Social e Saúde, depois de este ter cessado a comissão de serviço como chefe de divisão na câmara de Coimbra, a 31 de dezembro. 

Nestas situações, o espírito da lei e as regras da boa governação compelem os decisores políticos a privilegiarem a escolha de um técnico superior da casa, com formação e experiência na área e conhecimento da realidade do concelho. A câmara de Pombal tem nos seus quadros técnicos superiores que cumprem os requisitos para chefia de divisão, formação adequada e conhecimento da realidade social do concelho, que o doutor Pimpão elogia e bajula regularmente, mas na hora da verdade trai-os: contrata um Engenheiro Químico, de Cantanhede, com MBA em Felicidade e um doutorado em Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho (!), por acreditar que o homem domina a química da felicidade.



Num ano de mandato, os desmandos do doutor Pimpão na contratação de pessoal já provocaram mais danos nas finanças da câmara que os seus antecessores numa década. São exemplos maiores a contratação  meio camuflada da Ana Goncalves (PMUGest), que só acrescenta custo onde o potencial para acrescentar proveito é reduzido;  a contratação ilegítima - não sufragada - e cheia de vícios do Director Municipal, que só acrescenta elevado custo e entropia à organização; a contração do chefe da Protecção Civil, que também só acrescenta custo porque a câmara tem dois técnicos superiores qualificados e com experiência na área; a contratação do Chefe de  Divisão de Acção Social e Saúde; e muitos outros casos. Contratações que, para além do custo, fazem estragos na moral dos funcionários no dia seguinte e no futuro. 

O amiguismo e a incompetência podem não ser crimes, mas são moral e eticamente inaceitáveis em funções públicas, porque geram descrédito e prejuízo para a coisa pública. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.