30 de junho de 2015

O estranho caso dos rapazes que querem mudar o feriado municipal para a segunda-feira do Bodo

foto: Pombal Jornal

Diz a imprensa local que a JSD apresentou ontem, em plena Assembleia Municipal, uma proposta tão bizzara quanto a exposição dos burros: mudar o feriado municipal, de 11 de Novembro, para a segunda-feira do Bodo. 
Tenho resistido a comentar tonterias. Mas a Assembleia Municipal ainda me parece um órgão sério - e pese embora todo o meu desencanto, por ter esperado 20 anos pela mudança que afinal não chegou - quero acreditar que prevalece uma réstia de bom senso. 
A mim não me choca que os rapazes sejam irreverentes, desde que não confundam a mesa do Red Line, da Cervejália, da Capital ou de outro qualquer com a bancada da Assembleia Municipal. 
O Bodo não é - nem nunca foi - uma festa concelhia. A maioria das freguesias não se revê nela.
Mas para tirarmos as teimas - e acabar com este episódio de manifesto umbiguismo, em que se confunde a árvore com a floresta - eu voto a favor de um referendo, já que chegámos aqui. Já que o presidente da Câmara propõe um amplo debate.
De resto, vale a pena perceber o que diz o povo, nas redes sociais...

16 comentários:

  1. Estas propostas são "Brilhantices" bacocas... Eu quero o Feriado de Pombal na 2ª Feira da Festa do Louriçal e os Guienses na Terça-feira da FAGO e os Vermoilenses na segunda-feira do Bodo das Castanhas, e os Abiulenses no dia seguinte á tourada que a Câmara vai pagar a transmissão na RTP... Oh menino vá trabalhar

    ResponderEliminar
  2. Paula Sofia
    Antes de mais não tenho opinião formada sobre o assunto!
    A festa do Bodo é de origem secular, portanto tradição muito antiga, em que há forno do pão, Moira Encantada e este episódio foi recriado no início dos anos 80 e de novamente esquecida.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Um homem aqui da casa tinha a mesma opinião (http://farpaspombalinas.blogspot.pt/2009/11/proposito-do-feriado-municipal.html?m=1 ). Não sei se chegou a apresentar a proposta formalmente. Lendo os argumentos de ambos os lados, a melhor proposta pareceu-me a de juntar a feira de artesanato e tasquinhas ao feriado de 11 de Novembro. Receberia o meu voto, se contasse para alguma coisa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro,

      Foi, tal como tantas outras, uma ideia lançada para a discussão. Essa, em concreto, depois de várias vezes ouvir a Pombalenses essa ideia (a maioria da minha faixa etária, acrescente-se).
      Nunca apresentei proposta oficial, não apenas porque estava na AF Pombal e uma questão destas teria que ser discutida a nível municipal, mas também porque, tal como a discussão naquele post indiciava, merecia ser colocada com muito maior amplitude.
      Tão sil

      Eliminar
    2. Tão simples como isso, queria eu terminar, mas este teclado não deixou.

      Abraço,

      Eliminar
    3. Amigo e companheiro João Alvim, boa noite.
      O meu coração rejubila de alegria 😃 por te ler.
      Sei que és um dos nossos, mas Lisboa é muito longe.
      Abraço, Muito, Muito, Grande

      Eliminar
    4. João, apareceram uns macaquitos que mais parecem pontos de interrogação pois cliquei numa cara risonha e saiu aquilo.
      Desculpa-me, mas a ideia era boa.
      Abraço, Muito, Muito, Grande

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Qual a razão para o nosso feriado municipal ser a 11 de Novembro?

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Dá jeito o feriado na segunda do bodo para poderem descansar das cantorias como andavam à dias perdidos de bêbados agarrados uns aos outros a berrarem o hino laranjinha, saídos do Bicho já a noite ia bem dentro

    ResponderEliminar
  9. A favor!
    Não gosto de castanhas, menos ainda do frio. Venham as farturas cheias de calorias, os carroceis de música estrondosa, ruas cheias de gente a vomitar e urinar em qualquer canto e, sobretudo, automóveis a entupir todo e qualquer acesso à cidade!
    O São Martinho que se dane!! Ele, e tudo aquilo que ele representa!

    ResponderEliminar
  10. Boas.
    A proposta agora apresentada deverá ter o seu mérito, penso eu... afinal é uma proposta séria.
    Mas vinda de membros/militantes de um partido/juventude que eliminou feriados nacionais e nem assim à tanto tempo... parece-me no minimo estranho que se deseje colocar em discusão (assim espero) a mudança de datas de um feriado municipal de 11 de Novembro para a ultima segunda feira do mês de Julho e não a extinção do mesmo.

    Certamente há uma justificação plausível, um dito argumento forte que nos faça entender tal tomada de posição politica e pessoal, enfim algo que consubstancie esta proposta efectuada em tão magna Assembleia Municipal.

    Deduzo que foram apuradas as razões de ser do (ainda) feriado municipal ser a 11 de Novembro, presumo que também há uma forte e sincera motivação para a escolha da(s) futura(s) data(s).

    Agora, ser só por ser... ou por ser apresentada tal proposta em ano de eleições legislativas ou ainda porque apetece... no pior dos casos que passa pela imaginação, por já não haver mais ideias... qual anúncio que passava em radio/tv e quiçá a maioria não se lembra...

    "eles falam,falam, falam falam e um gajo não os vê fazer nada... claro que fico chateado!",

    disse
    Vai por si, leitor.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.