26 de maio de 2019

Alerta CM


Os resultados para as eleições europeias ficaram disponíveis no site da Câmara Municipal pouco depois das 22 horas, sem grandes razões para a tradicional festa laranja.
Podemos falar de um alerta C(âmara) M(unicipal), e por isso, depois de roerem as unhas dos pés, alguns dirigentes social-democratas têm contas para fazer.
O PSD foi o único partido a fazer campanha em Pombal, mas as fracturas internas e uma imitação do todo nacional travaram um resultado à moda laranja: esmagador (como nas Meirinhas. Carnide ou Abiul, que ainda honram este convento).
De maneira que ali no Largo do Cardal e na Rua Dr. Luís Torres, já se está a esmiuçar este escrutínio. 
Se esta fosse uma terra normal, estes resultados não quereriam dizer mais nada além do que são: uma abstenção medonha, uma vitória do PS e a ascensão do BE a terceira força política. Mas não é. De modo que, esta noite, há a reter três ou quatro coisas:
1. O PS ganhou em Pombal (cidade/freguesia) pela primeira vez em muitos anos e na Redinha (onde o presidente da junta publicava no seu facebook a propaganda do Basta
2. O PSD tem em Carnide (percentualmente) e nas Meirinhas (de facto) o seu inabalável bastião
3. A Câmara esforçou-se bem par esta abstenção de 72%, contribuindo com animação de rua e evocação do Marquês de Pombal. Bom trabalho.
4. Resta saber o que vai o PS fazer com isto.

Os resultados estão aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.