1 de maio de 2019

Pombal em desfalecimento acentuado

O INE acaba de publicar os dados do saldo natural de população (diferença entre nascimentos e óbitos) por concelho. Todos os concelhos da região do Pinhal Litoral perdem população, mas Pombal destaca-se negativamente: é, de longe, o que mais perde; até quando comparado com os concelhos do Pinhal Interior.
Não há indicadores mais fiáveis da evolução das comunidades que os demográficos.
Todos os dados mostram o desfalecimento acentuado do concelho. Só falta apurar as causas e os responsáveis. Apesar de tudo, tarefas fáceis. Assim haja vontade de o fazer.


2 comentários:

  1. Provavelmente nas próximas autárquicas vamos ter novidades ao nível dos executivos determinados pelo próximo censo.
    É inegável a realidade e é preocupante porque terá consequências para todos, para pior.
    Em 1100 Portugal não tinha mais de 1 milhão de pessoas, em 1700 não mais de 6 milhões e agora ainda somos 10 milhões...portanto:
    Ou nos conformamos com a evolução normal,
    Ou tentamos inverter a tendência...
    Julgo que todos estamos apostados nesta última hipótese embora a solução seja incerta tanto no tempo como na expressão...
    O irmos alertando constantemente para o assunto e sugerindo ações que concorram para esse fim é uma obrigação de todos nós.
    Por mim não me tenho cansado de sugerir uma forte aposta de promoção do concelho no mundo e organização administrativa que estimule e facilite as oportunidades angariadas.
    Julgo que qualquer executivo municipal terá este horizonte como uma das suas prioridades embora cada um a possa pôr em prática à sua maneira.
    O atual certamente está a fazer por isso, embora os resultados possam não ser imediatos.
    Imediato só pode ser o nosso desejo e a nossa contribuição.

    ResponderEliminar
  2. Oh amigo Serra: esta gente só trabalha para si (alguns, ouros nem isso), para manter o poder e obter bandeiras; o concelho, as pessoas, as empresas para eles não importam nada...
    Veja bem, este simples exemplo: um (o mais importante) diz-se muito preocupado com a Educação, diz que está a dar tudo pela Educação, e manda os seus filhos estudar para fora do concelho.
    Mas há mais exemplos - muitos - da falta de compromisso com a terra.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.