11 de abril de 2020

L`Etat, c`est moi!



Por perfil psicológico, por confundir a câmara com a sua própria casa (como bem lhe disse um seu correligionário), e por não ter oposição, D. Diogo tem dirigido a câmara como um Rei, como o Rei Sol. Mas nos últimos tempos, talvez por ter anunciado a retirada ou por se estar a esgadanhar por nova redesignação, tem exagerado nos modos e na substância, seja com “avocação” de pelouros a vereadores do seu partido, sem dar cavaco a ninguém, seja com processos disciplinares sem fundamento.
Na última reunião do executivo, de anteontem, D. Diogo foi confrontado com um requerimento que apontava e fundamentava as ilegalidades nas “avocações” dos pelouros, à vereadora Ana Gonçalves e ao vereador Pedro Brilhante, e requeria a reposição da legalidade. Custa a perceber que um presidente da câmara, que cursou direito, que tem um gabinete jurídico, e que leva três décadas no exercício de mandatos autárquicos, não saiba que não se avocam pelouros, retiram-se, e não saiba que o presidente da câmara não tem competência para reduzir ou aumentar o número de vereadores a tempo inteiro – não saiba que essa competência é do executivo municipal, onde, neste momento, não dispõe sequer de maioria.
Depois, custa também a perceber que a oposição (em maioria nesta altura) se acobarde e chute para um pedido de parecer jurídico à CCDR uma questão que é puramente política e está na letra da lei.
Quem perdoa um carrasco às mãos lhe morre.

4 comentários:

  1. Um assunto que, independentemente das razões das partes, ainda fará correr muita tinta e muitas discussões.
    Para já o assunto ira evoluindo de reunião para reunião de câmara.
    De forma mais abrangente o caso só será mais discutido após o estado de emergência e o confinamento.
    Neste momento as maiores preocupações vão todas para a pandemia e seu combate.
    Quando a vida puder retornar à normalidade retomara também a sociedade civil a sua habitual intervenção política na vida coletiva.
    Esperemos que não seja muito longínqua.
    (Comentário enviado por Manuel Serra)

    ResponderEliminar
  2. Em Pombal temos o mundo ao contrario. Quem faz oposição são os Vereadores do PSD que ficaram sem pelouros. O movimento que devia ser líder da oposição é neste momento o suporte de D. Diogo.

    ResponderEliminar
  3. Quando me refiro ao movimento que devia ser líder da oposição, pois tem 3 Vereadores é o NMPH , ou seja aquele movimento que já implodiu e que deixou o Michael sozinho e que na AM é tipo tropa fandanga, com mais gente do banco de suplentes do que titulares...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que dizes tu do alinhamento de vereadores do PS e NMPH, que a foto documenta, por exemplo?

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.