3 de junho de 2022

A nova ilusão do Pedro

A nova ambição - do Pedro – para Pombal são as prometidas pós-graduações do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Não é uma coisa para o próximo ano – explicou ele, depois – nem para os próximos. É simplesmente uma ilusão para iludir papalvos. Melhor dito: uma tontice.

Pombal não tem ensino graduado nem o terá nos próximos anos - e é muito duvidoso que o deva ter (mais vale não ter que ter do mau), mas quer ter ensino pós-graduado! É típico dos pobres-de-espírito começarem a casa pelo telhado.

O Pedro é o verdadeiro profeta da boa vontade, um pregador do optimismo vazio que acredita que basta desejar uma coisa para que ela aconteça, incapaz de distinguir o essencial do acessório, o virtuoso do ilusório, o realizável do irrealizável. Resultado: malbarata o tempo, os escassos recursos e a pouca energia na fanfurrice - em nadas. É um D. Quixote iludido pelos moinhos de vento, que navega no ar animado pela paixão de voar e sentindo em si que voar é o centro do mundo. 

PS: * Mas os responsáveis do IPL não fazem melhor figura. Em vez de se centrarem na espinhosa missão de credibilizar o instituto, desbaratam tempo e energias com estas tontices de onde nada tirarão.  

4 comentários:

  1. Amigo Malho
    Nem sempre as afirmações das autarquias se fazem com tiros certeiros e insofismáveis virtudes.
    As delegações de competências do governo nos municípios e muitas das destes nas freguesias são dificuldades funcionais para todos, até porque normalmente são subfinanciadas.
    Contudo os autarcas que se prezam e têm consciência da sua missão tudo fazem para de uma forma ou de outra irem assumindo responsabilidades, e, portanto, importância, nas decisões e nas ações públicas que faz com que a sua opinião e intervenção cada vez pesem mais nas decisões dos órgãos superiores.
    E as autarquias não são indústrias nem comércios, com uma função muito específica, são antes representantes de um espaço comunitário e sua comunidade humana, com múltiplas esperanças, desejos, necessidades e vontades, e cabe aos autarcas providenciar o melhor que souberem toda essa constelação de espectativas e concretizações, o que só se consegue aproveitando, ou não desperdiçando, as oportunidades que se apresentam.
    E assim estaremos, embora eu confesse o meu desconhecimento minucioso deste caso, neste momento onde talvez o "começar a casa pelo telhado" possa fazer sentido, já que garantirá no imediato o possível, acalentando a sequência em breve do ensino superior que, embora na sua, e de muitos, opinião não se justifique, pode ser um fator de desenvolvimento local, que por esse facto esta câmara agarrou.
    E, como sabe, os povos precisam de profetas, de messias e de bem-amados que indiquem o caminho ou que pelo menos puxem pelo barco, onde uma mole humana navega e gosta de ter um destino promissor, que alguém tem de teorizar e dar continuidade. E nesse papel, de incutir esperança e fazer alguma coisa nesse sentido o Presidente Pedro é imbatível.,
    Que fique bem claro, os moinhos de vento e os quixotismos de alguns são bem mais a coragem e determinação de avançar pelo "mare liberum" do que o cautelismo dos velhos do restelo de não passar dos bem conhecidos "mares clausum". E por vezes, nem sempre, até é necessário desejar as coisas para que elas possam acontecer.
    Eu diria então a rematar que, quem sabe, o meu amigo não está a confundir o seu D. Quixote iludido em si próprio, com o meu Mestre de Avis que nem nas situações mais difíceis perde a esperança e determinação na sua terra e no seu povo?
    Uma coisa concordo consigo: Para a autarquia o centro do mundo é mesmo o concelho de Pombal e os pombalenses onde ambos existimos, e é assim que deve ser.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo Serra,
    Tanto latim para cumprir o ritual conhecido: Amém Pedro.
    Simplifique..
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Malho, a finalidade do ritual sem contexto não passa de crença.
    Eu não creio em nada sem razões objetivas.
    É o que tento transmitir.

    ResponderEliminar
  4. Acho tudo isto muito estranho. Com infraestruturas provisórias, com cursos ainda vazios, normal num ano de arranque estar já e pensar em voos maiores. Não era preferível apostar somente em duas ou três licenciaturas diferenciadoras em Pombal, de modo a consolidar e tornar atractivos os cursos ministrados na nossa cidade? Temos ainda tanto a fazer para tornar esta cidade atractiva.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.