14 de junho de 2022

Um adeus pombalense


foto: NDAP

 

Partiu esta semana o senhor João. Há pessoas assim, como ele, cuja vida e dedicação a uma causa bastam para que se vão da lei dos apelidos libertando. Muitos de nós certamente desconheciam o apelido do presidente do NDAP - talvez só o tenham descoberto quando o viram no anúncio da necrologia, por estes dias. Não era preciso. Porque quando alguém se referia ao senhor João do Núcleo toda a gente sabia ser dele que se tratava: o homem discreto, cordial, educado, com todo aquele registo bonacheirão que trouxe de Elvas para uma terra que sentia sua, e que era dele, sabemo-lo.

Sucessivas gerações de várias modalidades sentem esta perda -  de um homem que fez sempre parte daqueles que preferem estar na segunda fila, sem holofotes, essenciais à vida e funcionamento das instituições. Os mais próximos sabiam-no doente, mas não deixou de ser inesperada  - e sobretudo prematura a sua partida. 

Um abraço solidário à família de João Gonçalves, envolto nas palavras de Alexandre O'Neill:

"Não tu és da cidade aventureira

da cidade onde o amor encontra as suas ruas

e o cemitério ardente

da sua morte

tu és da cidade onde vives por um fio

de puro acaso

onde morres ou vives não de asfixia

mas às mãos de uma aventura de um comércio puro

sem a moeda falsa do bem e do mal"

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.